Torres Vedras participou em sessão sobre planeamento territorial

14.05.2019

Fotografia de Carlos Bernardes entre os vários participantes da

“Planeamento Suave e Desenho Territorial – Os novos espaços de planeamento entre o ordenamento do território e o desenvolvimento regional” foi o mote do workshop internacional que decorreu no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, no dia 9 de maio.

Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, participou na mesa redonda que fechou o encontro, sob o tema “Planeamento espacial e desenvolvimento regional”. A sessão contou com moderação a cargo de João Ferrão, do ICS.

Durante o dia, autarcas, peritos nacionais e internacionais debateram o papel dos novos espaços de planeamento suave. Em causa estão espaços de planeamento não vinculativo que "têm vindo a emergir na dialética política e institucional entre o ordenamento do território e o desenvolvimento regional."

Após um primeiro painel que traçou um enquadramento conceptual, abordando o papel da União Europeia no aparecimento e definição destas formas de planeamento, seguiram-se temáticas como a redefinição de escalas de planeamento e reescalonamento territorial de poderes e responsabilidades, assim como a relação entre o planeamento suave e as políticas europeias.

A iniciativa decorreu no âmbito do “SOFTPLAN - Do planeamento suave ao desenho territorial: práticas e prospetivas”, projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e resulta de uma parceria entre o ICS e o Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

Última atualização: 14.05.2019 - 18:14 horas