Torres Vedras mais uma vez reconhecido como "eco-município"

29.09.2017

Pelo décimo primeiro ano, Torres Vedras foi reconhecido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) como um “eco-município”.

Nesse sentido foi atribuído de novo ao Município o galardão do projeto Eco XXI, numa cerimónia que teve lugar ontem, dia 28 de setembro, no Centro de Congressos do Estoril.

Recorde-se que o projeto Eco XXI constitui-se como uma avaliação externa realizada pela ABAE aos concelhos nacionais no que concerne à sua sustentabilidade, incluindo as ações, práticas e políticas dos respetivos municípios nessa área, sendo nesse âmbito analisados 21 critérios.

Torres Vedras integra o “top 10” no índice Eco XXI (com uma avaliação de 75%), tendo-se destacado em alguns indicadores, nomeadamente nos de “Promoção da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável por iniciativa do Município”, “Implementação do Programa Bandeira Azul”, “Conservação da Natureza e Biodiversidade”, “Qualidade da Água para Consumo Humano” e “Valorização do Papel da Energia na Gestão Municipal”.

De referir que desde que o projeto Eco XXI começou a ser implementado, o Município recebeu sempre o respetivo galardão.

Refira-se ainda que o Município aderiu também à iniciativa “Rota pela Floresta”, cujo lançamento decorreu durante aquela cerimónia. Trata-se de uma ação catalisadora de sinergias entre as escolas e as suas respetivas autarquias (municípios e freguesias) que tem como principal objetivo o de agir pela proteção dos ecossistemas existentes no concelho, com particular enfoque na floresta.

Última atualização: 18.02.2019 - 12:33 horas