"Torres Vedras LabCenter" vai nascer no antigo Serpa Pinto Plaza

14.03.2017

O antigo espaço do Serpa Pinto Plaza, localizado no centro histórico de Torres Vedras, que tem estado encerrado há anos devido à crise económica que teve início na década transata, vai reabrir por iniciativa da Câmara Municipal que vai dinamizar no mesmo o Torres Vedras LabCenter.

A assinatura do respetivo protocolo aconteceu no dia 11 de março nesse espaço.

Segundo foi explicado na ocasião “o Torres Vedras LabCenter assume-se como uma estrutura de apoio ao empreendedorismo no concelho de Torres Vedras, consubstanciando-se num equipamento inovador de geração de ideias e negócios e de partilha de conhecimento que contribuirá, igualmente, para a regeneração urbana do centro histórico da cidade”. Será “um polo físico agregador e cooperador que mobilizará recursos humanos e tecnológicos especializados, integrando no mesmo local empreendedores, empresas, associações, fundações e universidades”.

O referido protocolo foi assinado entre o Município e o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Segundo o texto do documento, a colaboração a desenvolver no âmbito do mesmo “visa articular a investigação aplicada realizada no ISCTE-IUL nos domínios das tecnologias, da inovação, do empreendedorismo, da gestão, da arquitetura e do urbanismo, das políticas públicas e sociais e os projetos apoiados ou a desenvolver pelo MUNICÍPIO DE TORRES VEDRAS, com base, nomeadamente, no apoio científico, técnico e formativo à conceção e ao desenvolvimento das políticas públicas e à dinamização do empreendedorismo, da reabilitação do espaço público, da inovação empresarial e da inovação social no âmbito municipal e regional”.

Também na ocasião foram assinados memorandos de entendimento igualmente no âmbito do projeto Torres Vedras LabCenter entre o Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas S. Gonçalo, o IPL – Instituto Politécnico de Leiria, o CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica e o Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P.

O objeto desses memorandos foi o “estabelecimento de um compromisso para o diálogo visando a implementação do Torres Vedras LabCenter, um polo físico agregador, cooperador, de interação e conexão, de referência e excelência que mobiliza recursos humanos e tecnológicos especializados, integrando no mesmo local equipas abrangentes de investigadores, instituições públicas, setor terciário, empresas, e cidadãos ou seus representantes, com sentido de incrementar e potenciar o crescimento sustentado dos negócios e o desenvolvimento do capital humano”.

Também segundo o texto destes memorandos “ambos os outorgantes consideram que o Torres Vedras LabCenter será um espaço agregador de diversas entidades que beneficiam de uma proximidade quer ao FabLab, quer à Incubadora de Negócios, desenvolvendo novos e prestigiados projetos com projeção a nível nacional e internacional, e que sejam sobejamente reconhecidos pela cultura empreendedora e inovação e capazes de cativar novos públicos para estas áreas”.

Segundo ainda esses memorandos os principais objetivos do Torres Vedras LabCenter são: fomentar e disseminar junto da comunidade local a partilha nas áreas do conhecimento, ciência e tecnologia; promover o espírito de iniciativa, interação e de criatividade; encontrar novos talentos com capacidade de inovação, assim como acompanhar e promover projetos de empreendedorismo e formação; fomentar a competitividade das empresas e diversificar o tecido económico local com base nas tecnologias digitais; incentivar a instalação de empresas locais e criar valor acrescentado às empresas já existentes; e promover o desenvolvimento e a inclusão social.

De referir ainda que o ato de assinatura dos referidos documentos integrou-se na Semana Inov-e, tendo antecedido o evento Ignite Portugal.

Última atualização: 12.03.2019 - 18:12 horas