Torres Vedras foi mais uma vez “Cidade dos Livros”

28.04.2015

De 18 a 23 de abril, Torres Vedras acolheu um vasto conjunto de atividades que celebraram o livro e a leitura, e com as quais se assinalou o Dia Mundial do Livro (23 de abril). Encontros de leitores, escritores e ilustradores, sessões de contos, exposições de ilustração, performances, teatro, coros de leitura e de canto, cinema de animação e uma livraria itinerante acompanhada de escritores e contadores, fizeram parte do programa deste evento organizado pela Câmara Municipal.

De realçar da iniciativa – intitulada “Torres Vedras, Cidade dos Livros” - algumas ações como os encontros com os escritores Álvaro Magalhães, David Machado, Nuno Camarneiro, Alice Vieira e Margarida Fonseca Santos e os ilustradores Teresa Lima, Cristina Valadas e Daniel Silvestre; o “Abraço de Contos” que proporcionou mais uma vez aos alunos de escolas do concelho sessões de contação de histórias levadas a cabo por contadores torrienses, bem como a adultos um serão partilhado de contos tradicionais portugueses, narrados por António Fontinha e José Craveiro; e a apresentação no Teatro-Cine de um conjunto de curtas-metragens realizadas por escolas do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico do concelho.

Os objetivos da “Cidade dos Livros” passaram por proporcionar espaços de encontro,  reflexão e debate sobre a temática “literatura, ilustração e edição de livros para a infância”; aproximar a literatura de outras artes, nomeadamente da música, do cinema e do teatro; promover a aproximação a obras literárias, aos seus autores e ilustradores; e gerar atitudes mais conscientes sobre a importância da escolha dos livros a dar a ver e a dar a ler às crianças.

A iniciativa contou com a parceria das livrarias União e Bertrand e dos agrupamentos de escolas do concelho.

Durante os cinco dias do evento "Torres Vedras, Cidade dos Livros” participaram nas suas diferentes atividades cerca de 2700 pessoas.

Última atualização: 20.04.2020 - 17:55 horas