Torres Vedras foi de novo distinguido no âmbito do "Eco XXI"

01.10.2011

Momento da entrega do galardão do "Eco XXI" à Vereadora Laura Rodrigues

Pelo quinto ano consecutivo o Município recebeu o galardão do projeto Eco XXI.

Essa distinção (a respetiva bandeira verde) foi entregue no dia 29 de setembro, no Teatro-Cine de Pombal.

Recorde-se que o ECO XXI foi um projeto criado na década transata pela Associação Bandeira Azul da Europa, inspirado nos objetivos da Agenda 21, que visa aferir o desempenho na área da sustentabilidade a nível municipal.

Para a atribuição daquele galardão o concelho foi sujeito a uma avaliação externa em que foram levados em linha de conta 22 indicadores relativos àquela área (de caráter educativo, ambiental, económico, administrativo, social, urbanístico e relacionados com a cidadania e equipamentos).

De realçar que Torres Vedras foi um dos 19 municípios que superou os mais recentes objetivos definidos pelo projeto, tendo obtido a sua melhor avaliação (que tem, de resto, melhorado de ano para ano de forma consistente). Saliente-se, também, que desde que o Eco XXI foi criado o Município tem recebido sempre a respetiva distinção.

"Qualidade do ar e informação ao público", "qualidade da água para consumo humano", "turismo sustentável" e "participação pública e agenda 21 local" foram os indicadores em que o concelho se destacou no âmbito da última edição do Eco XXI, sendo que por essa razão a técnica municipal Margarida Frade proferiu uma comunicação acerca do trabalho da Câmara Municipal relativamente a este último parâmetro na respetiva sessão de entrega de distinções.

Torres Vedras é, assim, um concelho que está atualmente na “linha da frente” em Portugal na área da sustentabilidade.

Publicado: 22.04.2013 - 18:29 horas