Torres Vedras foi de novo distinguido no âmbito do "Eco XXI"

01.10.2011

Pelo quinto ano consecutivo o Município recebeu o galardão do projeto Eco XXI.

Essa distinção (a respetiva bandeira verde) foi entregue no dia 29 de setembro, no Teatro-Cine de Pombal.

Recorde-se que o ECO XXI foi um projeto criado na década transata pela Associação Bandeira Azul da Europa, inspirado nos objetivos da Agenda 21, que visa aferir o desempenho na área da sustentabilidade a nível municipal.

Para a atribuição daquele galardão o concelho foi sujeito a uma avaliação externa em que foram levados em linha de conta 23 indicadores relativos àquela área (de caráter educativo, ambiental, económico, administrativo, social, urbanístico e relacionados com a cidadania e equipamentos).

De realçar que Torres Vedras foi um dos 19 municípios que superou os mais recentes objetivos definidos pelo projeto, tendo obtido a sua melhor avaliação (que tem, de resto, melhorado de ano para ano de forma consistente). Saliente-se, também, que desde que o Eco XXI foi criado o Município tem recebido sempre a respetiva distinção.

Qualidade do ar e informação ao público, qualidade da água para consumo humano, turismo sustentável e participação pública e agenda 21 local foram os indicadores em que o Município se destacou no âmbito da última edição do Eco XXI, sendo que por essa razão a técnica municipal Margarida Frade proferiu uma comunicação acerca do trabalho da Câmara Municipal relativamente a este último parâmetro na respetiva sessão de entrega de prémios.

Torres Vedras é, assim, um município que está atualmente na "linha da frente" em Portugal na área da sustentabilidade.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Última atualização: 18.05.2020 - 13:41 horas