Torres Vedras está no “top 3” do “Eco XXI” pelo segundo ano consecutivo

03.11.2022

Imagem da entrega do diploma que atesta atribuição do galardão do

Torres Vedras continua a apresentar um dos melhores desempenhos em Portugal na área da Sustentabilidade.

Este facto é atestável pela avaliação que foi recentemente efetuada no âmbito do “Eco XXI”, um programa promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, por meio do qual municípios portugueses e respetivos territórios são alvo de uma avaliação externa que abrange dimensões tão diversas da Sustentabilidade como a Educação Ambiental e para o Desenvolvimento Sustentável, a Conservação da Natureza, a Energia, os Resíduos, a Mobilidade, o Ruído, a Agricultura, o Turismo e o Ordenamento do Território.

De referir que o “Eco XXI” constitui-se como uma ferramenta dinâmica de apoio à gestão autárquica e de suporte à tomada de decisão, até porque a sua aplicação proporciona uma visão holística e sistémica do desempenho municipal. De facto, o “Eco XXI” torna possível a identificação de problemas, dificuldades e boas práticas, pelo que contribui para a definição de prioridades de atuação e para a antecipação de estratégias e ações em prol da Sustentabilidade.

Na edição de 2022 do “Eco XXI” submeteram-se à avaliação realizada, no âmbito desta iniciativa, 59 municípios. Aqueles que obtiveram uma classificação positiva receberam a Bandeira Verde relativa à edição deste ano do programa e um diploma, no decorrer de uma cerimónia que aconteceu no Fórum Cultural de Ermesinde, no passado dia 27 de outubro.

De realçar que Torres Vedras obteve uma das três melhores classificações no âmbito dessa avaliação (o que acontece pelo segundo ano consecutivo), tendo na mesma se destacado nos domínios: da Cidadania, Governança e Participação; das Alterações Climáticas; da Conservação da Natureza; da Qualidade do Ar e Informação ao Público; e da Valorização do papel da Energia na Gestão Municipal.

Última atualização: 04.11.2022 - 11:04 horas