Torres Vedras e Múrcia estão a desenvolver o projeto “Criatividade e humor: uma via para o desenvolvimento de competências sociais”

02.01.2012

Imagem da deslocação a Múrcia

“Criatividade e humor: uma via para o desenvolvimento de competências sociais” é o tema do projeto que está a ser levado a cabo pelo Agrupamento de Escolas do Maxial, Câmara Municipal e Clube Artístico e Comercial no âmbito do programa Comenius Regio 2011-2013.

Este projeto está a ser desenvolvido em parceria com a região de Múrcia (Espanha), mediante a sua direção de desenvolvimento curricular e inovação, a Universidade de Múrcia, o Centro de Formação de Professores de Múrcia e o Instituto de Educación Secundaria Juan Carlos I. Por essa razão de 14 a 18 de novembro uma delegação de professores do Agrupamento de Escolas do Maxial deslocou-se a Múrcia para receber formação sobre criatividade e humor aplicados à educação, ministrada pela Universidade de Múrcia que coordena cientificamente o projeto. No final do mesmo serão publicados os seus resultados, com vista à divulgação de boas práticas que decorrerão da sua implementação, que é levada a cabo entre os anos de 2011 e 2013.

A concretização deste original projeto, que visa o desenvolvimento de competências sociais de alunos mediante a criatividade e o humor, inclui, também, a realização de uma exposição e de uma conferência sobre a respetiva temática, com partilha das experiências e dos recursos construídos, a concretizar em Torres Vedras, pretendendo-se dessa forma disseminar por outras instituições educativas a mencionada abordagem pedagógica.

De referir também que no âmbito deste projeto o tradicional Carnaval de Torres Vedras e as suas tradições serão estudados pelos alunos da região de Múrcia (pelo que de 20 a 24 de fevereiro professores e representante da Direção de Desenvolvimento Curricular e Inovação de Múrcia estarão em Torres Vedras), assim como os alunos do Agrupamento de Escolas do Maxial irão estudar as tradições associadas ao «enterro da sardinha» (que se realiza depois da Páscoa naquela zona de Espanha), como forma de conhecimento mútuo de exemplos de manifestações culturais associadas ao humor.

Publicado: 22.04.2013 - 18:30 horas