Torres Vedras assinalou o aniversário da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis

07.11.2022

Fotografia dos participantes na atuação e os membros do executivo municipal

O Município de Torres Vedras associou-se às comemorações dos 25 anos da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, com uma apresentação do projeto de desporto sénior “Mexa-se para a Vida”, no dia 31 de outubro, no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, reiterou a importância da prática da atividade física na qualidade de vida da população. O momento contou, ainda, com a presença da vereadora do Desenvolvimentos Social, Ana Umbelino, e do vereador da Mobilidade, Francisco Martins.

A apresentação foi levada a cabo por 28 participantes do projeto “Mexa-se para a Vida”, pertencentes ao Núcleo do Grémio Artístico Torreense.

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação de municípios que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto “Cidades Saudáveis”. Esta rede comemorou, no dia 10 de outubro, o seu 25.º aniversário, seguindo a missão de promover a abordagem holística da saúde centrada na importância dos condicionantes da saúde na melhoria da qualidade de vida da população e qualificando o bem-estar físico, mental, social e ambiental nas comunidades locais. Atualmente, esta rede é composta por 66 municípios e abrange cerca de 44% da população portuguesa.

O Município de Torres Vedras aderiu à Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis em 2004. No âmbito da mesma tem vindo a desenvolver estudos e diagnósticos que consubstanciam políticas de prevenção e promoção em saúde e que intervêm em várias das suas determinantes. Como boa prática destaca-se o programa “+ Saúde: Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis”, no âmbito do qual, desde 2008, milhares de alunos, do pré-escolar ao ensino secundário têm vindo a participar em iniciativas de promoção de hábitos e estilos de vida saudáveis em diversas temáticas, como alimentação, atividade física, higiene, saúde oral, prevenção de consumos, sexualidade, bullying, entre outras.

Publicado: 07.11.2022 - 12:12 horas