Torres Vedras acolheu encerramento do projeto internacional “CAPonLITTER”

27.07.2022

Fotografia do encontro, enquanto o coordenador do projeto apresentava os resultados.

O projeto “CAPonLITTER – Capitalizar boas práticas de gestão costeira e melhorar políticas para prevenir o lixo marinho” chegou ao fim com um evento nacional que decorreu no Centro Interpretativo da Reserva Natural Local Foz Azul, na Assenta, no passado dia 16 de julho.

No encontro foram apresentados os resultados deste projeto internacional, nomeadamente as boas práticas selecionadas pelos atores envolvidos e os dois avisos criados no Fundo Ambiental que irão contemplar a limpeza de praias no inverno e o apoio aos municípios na elaboração de planos resíduos-zero nas zonas balneares.

No âmbito da iniciativa foram, ainda, elaborados planos de ação que permitiram melhorar instrumentos políticos e financeiros, um “livro verde” e fichas de boas práticas.

O encontro foi organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela equipa portuguesa do projeto, constituída pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Agência Portuguesa do Ambiente. Durante a tarde, os participantes tiveram, ainda, oportunidade de visitar o Santa Cruz Ocean Spirit – Festival Internacional de Desportos de Ondas.

Um dos objetivos do “CAPonLITTER” passou por melhorar os indicadores de desempenho de resíduos em zonas costeiras críticas, através de políticas que promovam ou regulem a melhoria dos indicadores de desempenho de resíduos em apoios de praias e em serviços associados a eventos recreativos costeiros.

Outro dos objetivos passou por melhorar a gestão dos tipos de resíduos mais críticos, assim como envolver os atores-chave, sensibilizar e promover comportamentos corretos. Para isso, o projeto assentou em três eixos: praias e apoios de praia zero-resíduos, eventos e festivais costeiros zero-resíduos e comunidades costeiras zero-resíduos.

Torres Vedras é um dos três municípios portugueses envolvidos no “CAPonLITTER”, um projeto de cooperação europeu dedicado à gestão do lixo marinho integrado no programa “Interreg Europe”.

Última atualização: 27.07.2022 - 19:09 horas