Torre de Babel em movimento homenageia Joaquim Agostinho

24.06.2016

Um pelotão de 18 equipas e 125 corredores, oriundos de quatro continentes, vai disputar, entre 7 e 10 de julho, a 39.ª edição do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho.

A corrida portuguesa que integra há mais tempo ininterruptamente o calendário internacional terá, em 2016, três etapas em linha e um prólogo em sistema de contrarrelógio individual, totalizando 488,3 quilómetros.

Depois de, há um ano, a corrida ter sido decidida apenas nos últimos metros, os locais de chegada repetem-se em 2016, esperando-se emoção até ao último sopro de corrida. Teoricamente, os escaladores levam vantagem, embora tenham de defender-se na jornada de abertura, de um contrarrelógio individual de 8 quilómetros, a percorrer no Turcifal, a partir das 17h do dia 7 de julho.

A primeira etapa em linha, no dia seguinte, é a tirada mais longa, com 179 quilómetros a percorrer entre a Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa e o alto de Montejunto. A meta coincide com uma contagem de montanha de primeira categoria. É uma escalada de 5,9 quilómetros (desde Pragança) com uma inclinação média de 7,4 por cento.

A segunda etapa, no sábado, 9, começa nas instalações de Santos & Santos, nas Palhagueiras, e termina no centro de Torres Vedras, depois de percorridos 154,3 quilómetros, que incluem o tradicional Circuito de Torres Vedras, proporcionando ao público a oportunidade de ver os corredores em diferentes ocasiões, uma vez que a etapa só encerra à quinta passagem pela meta. É a única oportunidade para os velocistas, que, ainda assim, terão de resistir ao sobe e desce da Serra da Vila, se quiserem disputar a tirada junto à estátua de Joaquim Agostinho.

A corrida termina no dia 10 com a viagem mais curta, 147 quilómetros, entre Atouguia da Baleia e o Parque Eólico da Carvoeira. A meta coincide com uma contagem de montanha de terceira categoria, mas antes de ali chegarem os corredores terão já ultrapassado outras duas subidas pontuáveis para a classificação dos trepadores.

A apresentação do evento aconteceu ontem, dia 23 de junho, no Hotel Dolce CampoReal. Na ocasião, Francisco Manuel Fernandes, grande impulsionador deste troféu e membro da respetiva organização, salientou a dimensão internacional desta iniciativa, a qual foi reforçada este ano.

Já o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, referiu a importância da prova para o concelho, bem como a de homenagear a figura de Joaquim Agostinho, com cuja família tem, confessou na ocasião, grau de parentesco.

Na conferência foi ainda revelada a intenção de fazer do Troféu Joaquim Agostinho um ponto de partida para a realização de atividades de caráter pedagógico em torno do ciclismo, desporto que continua com uma forte implantação na região Oeste.

Equipas Continentais

Efapel, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Hospital de Loulé, Rádio Popular-Boavista, Sporting-Tavira e W52-FC Porto (Portugal), Burgos BH e Euskadi Basque Country-Murias (Espanha), Armée de Terre (França), Boyacá Raza de Campeones (Colômbia), Bridgestone Anchor Cycling Team (Japão), ISD-Jorbi (Ucrânia), Lokosphinx (Rússia) e NASR Dubai (Emirados Árabes Unidos).

Seleções Nacionais: Seleção de Marrocos

Equipas de Clube: Anicolor, Goldwin/Team José Maria Nicolau e Sicasal/Constantinos/UDO

Prólogo: Turcifal - Turcifal, 8 km. Partida do 1.º corredor: 17h

1.ª etapa: 11h45, Ventosa (Adega Cooperativa) – Alto de Montejunto, 16h05 | 179 km

2.ª etapa: 12h45, Palhagueiras (Santos & Santos) - Torres Vedras (circuito), 16h30 | 154,3 Km

3.ª etapa: 12h15, Atouguia da Baleia – Carvoeira (parque eólico), 15h50 | 147 km

Camisolas

Camisola Amarela [Bolflex] - Class. Geral Individual

Camisola Roxa [Adega Ventosa – Alma Vitis] - Class. Geral do Combinado

Camisola Cinza [ModeCort] - Class. Geral por Pontos

Camisola Azul [Liberty Seguros] - Class. Geral da Montanha

Camisola Branca [Pretrab] - Class. Geral das Metas Volantes

Camisola Laranja [IPDJ] - Class. Geral da Juventude

Faixa vencedor da Etapa [Águas do Vimeiro]

Prémio vencedor da Etapa [Colchões Bom Repouso]

ALTERAÇÕES AO TRÂNSITO

No dia 7 de julho, haverá o PRÓLOGO do TURCIFAL que origina trânsito cortado, das 16h30 às 19h40, nas ruas do itinerário e entre Mugideira - Cadriceira.

No dia 9 de julho, a chegada da 2.ª etapa será antecedida do Circuito (antigo) de Torres Vedras com 5 passagens pela linha de chegada (Av. António Leal Ascenção) o que implicará alterações ao trânsito / estacionamento no itinerário e zonas envolventes, entre as 14h30 -17h:  TORRES VEDRAS - VARATOJO – FIGUEIRAS – S. MAMEDE – SERRA VILA – T. VEDRAS

Autarquias envolvidas no Troféu Joaquim Agostinho

Câmaras Municipais: Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço, Cadaval, Alenquer

Freguesias: UF Carvoeira e Carmões, JF Atouguia da Baleia, UF Dois Portos e Runa, UF Lourinhã e Atalaia, UF Maxial e Monte Redondo, JF Ponte do Rol, JF Ramalhal, JF São Pedro da Cadeira, JF Silveira, JF Sobral de Monte Agraço, JF Turcifal, JF São Mamede da Ventosa, JF São Quintino, JF Santa Maria, São Pedro e Matacães, JF S. Martinho do Porto, JF Ota, JF Vimeiro, JF Vilar

A organização é da União Desportiva do Oeste, em parceria com a Câmara Municipal.

Última atualização: 30.10.2019 - 17:40 horas