Tino Costa foi homenageado em Torres Vedras

06.11.2017

O consagrado acordeonista Tino Costa foi homenageado no âmbito do festival Acordeões do Mundo, num concerto realizado esta quinta-feira, dia 2 de novembro, no Teatro-Cine, que celebrou os seus 50 anos de carreira.

Este espetáculo enquadrou-se, de resto, numa nova componente introduzida este ano definitivamente no Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras que é o concerto de homenagem de carreira.

Na ocasião o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, agraciou Tino Costa com a entrega da Medalha da Cidade de Torres Vedras.

Refira-se que neste espetáculo Tino Costa contou com vários convidados: Filipe de Moura (tenor); Sérgio Alves (acordeonista); António Antunes (acordeonista); e Alice Maria (bateria eletrónica).

Recorde-se que Tino Costa é natural do concelho de Lagos, tendo começado aos 4 anos a aprender acordeão diatónico e aos 10 anos acordeão cromático, na Academia Universal de Acordeão, com o professor Anatólio Falé.

Após o curso, atuou no conjunto Merry Boys, em espetáculos e programas de rádio e televisão. Ao longo da sua vasta e profícua carreira, tem atuado na Europa Ocidental, África, América do Norte e América do Sul.

De referir que outros concertos têm acontecido no Teatro-Cine no âmbito do festival Acordeões do Mundo, mais concretamente do grupo Samurai, de Ana Kap - Trauma Show, de Guillem Anguera e dos Motiv.

O 14.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo é organizado pela Câmara Municipal, patrocinado pelo Arena Shopping e tem como água oficial as Águas do Vimeiro e o Golf Mar como hotel oficial.

Este festival integra-se nas Festas da Cidade de Torres Vedras 2017 que são organizadas pelo Município, patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab, Fepal e Sacel, e têm como água oficial as Águas do Vimeiro.

Última atualização: 04.10.2022 - 12:48 horas