Terceira semana dedicada à visão em Torres Vedras…

03.11.2015

Comemorando o segundo aniversário da abertura do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual, a Câmara Municipal promoveu a sua terceira Semana da Visão.

Sensibilizar a população para a deficiência visual, mediante a realização de várias atividades junto da comunidade, foi o objetivo central desta iniciativa que decorreu entre os dias 26 e 30 de outubro, em Torres Vedras.

Da mesma saliente-se o Encontro “Um percurso de muitos olhares”, realizado no Centro de Educação Ambiental, que contou com cerca de 30 participantes - entre utentes, professores de educação especial, técnicos, o presidente da delegação de Lisboa da ACAPO (Associação dos Cegos e Ambílopes de Portugal), Paulo Santos, e o representante da Pax Óptica, Vladimiro Hipólito -, em que a acessibilidade foi a temática mais abordada; e a atividade Torres Sensorial por meio da qual 38 pessoas (utentes do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual, técnicos da Câmara Municipal e alunos do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira) percorreram o centro de Torres Vedras com os olhos vendados e a utilização de bengala, realizando atividades sensoriais em vários locais.

De referir também desta terceira Semana da Visão a ação de sensibilização "Uma viagem pela Deficiência Visual", dinamizada por Vladimiro Hipólito (da Pax Óptica) e Fernando Martins (professor de Educação Especial), a qual decorreu na Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias, em turmas com alunos com deficiência visual, e que contou com a presença de cerca de 45 alunos, de 4 professores, da coordenadora da Educação Especial do respetivo agrupamento e de alguns alunos com necessidades educativas especiais. Nesta ação, numa primeira parte, foi efetuada uma abordagem médica/fisiológica à deficiência visual, em que foram explicadas quais as doenças mais frequentes nos olhos e dadas algumas sugestões de prevenção das mesmas; numa segunda parte, numa abordagem mais educacional e funcional, sensibilizou-se os alunos para as dificuldades que os colegas com deficiência visual possam ter, dando-lhes dicas de como ultrapassar as mesmas, tendo ainda sido referidas as técnicas de guia e utilização da bengala.

De referir ainda da Semana da Visão deste ano uma demonstração de Goalball, que se constituiu como uma jornada de convívio e divulgação desta modalidade, dinamizada pela Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Visual na Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias, no decorrer da qual estiveram em campo 13 equipas que envolveram 39 alunos da Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias, da Escola Secundária Henriques Nogueira e da Escola EB 2,3 do Cadaval; e a realização de 138 rastreios visuais nos agrupamentos de escolas Padre Vítor Melícias e Henriques Nogueira.

Esta terceira Semana da Visão contou com a parceria da Pax Óptica e da ACAPO.

Última atualização: 07.04.2020 - 19:37 horas