“Temporada Darcos” continua a proporcionar música clássica de referência

26.12.2022

Imagem do Concerto de Natal realizado no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal

A 15.ª edição da “Temporada Darcos”, que decorreu durante o presente ano, chegou recentemente ao fim com a apresentação de um Concerto de Natal.

Levado a cabo pelo barítono André Baleeiro e pelo pianista Hélder Marques (membro do grupo Ensemble Darcos), esse concerto, em que se interpretaram obras alusivas à quadra natalícia (da autoria de Vianna da Motta, António Fragoso, Fernando Lopes-Graça, Luís de Freitas Branco, Joly Braga Santos, Peter Cornelius, Eduard Toldrá, Ned Rorem e Maurice Ravel), foi apresentado nas noites dos dias 16 e 17 de dezembro no átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal e no Anfiteatro Chimico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência de Lisboa, respetivamente.

Recorde-se que a “Temporada Darcos" constitui-se como uma iniciativa singular no panorama musical nacional na qual se divulga a música clássica segundo as suas diversas abordagens e matizes estilísticas, sendo dirigida pelo compositor e maestro torriense Nuno Côrte-Real. Os espetáculos desta temporada são na sua maioria interpretados pelo grupo Ensemble Darcos, um dos grupos de referência de música de câmara portugueses da atualidade, o qual é dirigido também por Nuno Côrte-Real e apresenta uma formação que varia consoante o programa de concerto. De realçar que têm participado na “Temporada Darcos” aclamados solistas e orquestras nacionais e internacionais, bem como proeminentes figuras do panorama musical nacional como comentadores. Sendo coorganizada pela Câmara Municipal e pela Darcos - Associação Cultural, a “Temporada Darcos” tem como ponto de partida o Concelho e mais especificamente o Teatro-Cine, local onde o grupo Ensemble Darcos permanece durante determinados períodos em residência artística.

Dos espetáculos apresentados este ano no âmbito da “Temporada Darcos”, sublinhe-se aqueles que tiveram lugar no Concelho (para além do já referido Concerto de Natal que se realizou no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal): o concerto Cântico de agradecimento oferecido à divindade por um convalescente (realizado no dia 20 de fevereiro, no Hotel Dolce Campo Real), no qual o Ensemble Darcos interpretou obras de Johann Sebastian Bach e Ludwig van Beethoven; o concerto Time stands still (realizado no dia 5 de março, no átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal), em que o Ensemble Darcos, acompanhado pela soprano Eduarda Melo, interpretou uma obra baseada em canções de John Dowland, as quais são na mesma intercaladas com interlúdios instrumentais de Nuno Côrte-Real, bem como uma composição de Maurice Ravel; o concerto de Páscoa Stabat Mater (realizado no dia 16 de abril, na igreja do Centro de Apoio Social de Runa), em que a obra homónima de Luigi Bocherini foi interpretada pelo Ensemble Darcos, acompanhado pelo violinista Massimo Spadano e pela soprano Joana Seara; o Concerto Tragicómico (realizado no dia 21 de maio, na Quinta da Almiara), em que o Ensemble Darcos interpretou obras de Joseph Haydn, Ígor Stravinski e Ludwig van Beethoven; o concerto Sinfonia Titã (realizado no dia 25 de junho, no Teatro-Cine), em que esta obra de Gustav Mahler foi interpretada pelo Ensemble Darcos; a ópera La vida Secreta (apresentada nos dias 15 e 16 de julho, no Centro de Artes e Criatividade), a qual foi interpretada pelo Ensemble Darcos e pela soprano Conchi Moyano; o concerto Shlomo Mintz (realizado no dia 1 de outubro, no Teatro-Cine), em que este consagrado violinista, acompanhado pela Madrid Soloists Chamber Orchestra, interpretou obras de Nuno Côrte-Real e Ludwig van Beethoven; e Grandes Quartetos com Piano, (realizado no dia 20 de novembro, no Teatro-Cine), em que o Ensemble Darcos interpretou obras de Johannes Brahms e Antonín Dvořák.

O Pequeno Auditório do Centro Cultural de Belém (Lisboa), o Salão Nobre do Instituto Politécnico de Lisboa, o Museu Nacional de Música (Lisboa), o Picadeiro Real do Museu dos Coches (Lisboa), o Teatro Ramos Carrión (Zamora), o Grande Théâtre de La Comète (Saint Éttiene), o Auditório Municipal Ruy de Carvalho (Carnaxide), a Sala Suggia da Casa da Música (Porto) e a Aula Magna e o Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa foram também locais que acolheram este ano espetáculos da “Temporada Darcos”.

Esta iniciativa regressa já no próximo mês para a sua 16.ª edição.

Última atualização: 27.12.2022 - 12:19 horas