“Temporada Darcos” continua a proporcionar música de excelência a partir de Torres Vedras

29.12.2021

Imagem do concerto

Durante o decorrer deste ano teve lugar a 14.ª edição da “Temporada Darcos”.

O último espetáculo da edição deste ano dessa temporada foi o concerto de Natal da mesma, o qual foi apresentado nos dias 11 e 12 de dezembro, em edifícios das câmaras municipais de Torres Vedras e de Alenquer, respetivamente. Natal na Broadway! foi como se denominou esse concerto, o qual foi levado a cabo pela conceituada soprano Lara Martins e pelo pianista Hélder Marques (membro do grupo de música de câmara Ensemble Darcos).

Recorde-se que a “Temporada Darcos" constitui-se como uma iniciativa singular no panorama musical nacional na qual se divulga a música clássica segundo as suas diversas abordagens e matizes estilísticas, sendo dirigida pelo compositor e maestro torriense Nuno Côrte-Real. Os espetáculos desta temporada são na sua maioria interpretados pelo grupo Ensemble Darcos, um dos mais prestigiados grupos de música de câmara portugueses da atualidade, o qual é dirigido também por Nuno Côrte-Real e apresenta uma formação que varia consoante o programa de concerto. De realçar que têm participado na “Temporada Darcos” aclamados solistas e orquestras nacionais e internacionais, bem como proeminentes figuras do panorama musical nacional como comentadores. Sendo coorganizada pela Câmara Municipal e pela Darcos - Associação Cultural, a “Temporada Darcos” tem como ponto de partida o Concelho e mais especificamente o Teatro-Cine, local onde o grupo Ensemble Darcos permanece durante determinados períodos em residência artística.

Dos espetáculos apresentados este ano no âmbito da “Temporada Darcos”, sublinhe-se aqueles que tiveram lugar no Concelho (para além do já referido Concerto de Natal que se realizou no Edifício Multisserviços da Câmara Municipal): o Concerto de Primavera, realizado no dia 6 de março, no Centro Pastoral de Torres Vedras, no qual o grupo Ensemble Darcos interpretou temas de J. Haydn, de I. Stravinsky e de L. Beethoven; o Concerto de Páscoa, realizado no dia 17 de abril, na Igreja do Turcifal, em que o Ensemble Darcos, acompanhado pela soprano Joana Seara e pelo violinista Massimo Spadano, interpretou a obra Stabat Mater de L. Boccherini; o concerto da Orquestra Sinfónica Juvenil, realizado no dia 16 de maio, no Teatro-Cine, o qual foi comentado por Nuno Côrte-Real e dirigido por Christopher Bochmann, em que foram interpretadas obras deste maestro inglês, de L. Beethoven, de B. Tressler e de F. Schubert; o Concerto Clássico de Verão, realizado no dia 22 de maio, na Igreja da Misericórdia, em que o grupo Ensemble Darcos interpretou obras de W. A. Mozart, de A. Borodin e de Anne Victorino D’Almeida (sendo que a obra desta última compositora foi encomendada propositadamente para a “Temporada Darcos” e estreada na ocasião); o concerto A Canção da Terra, realizado no dia 26 de junho, no Teatro-Cine, em que o Ensemble Darcos, acompanhado pelas vozes de Cátia Moreso (contralto) e Marco Alves dos Santos (tenor), interpretou a obra de G. Mahler que deu nome a este concerto com o qual se pretendeu homenagear as vítimas da pandemia provocada pela doença COVID-19 e os que lutam contra a mesma; o concerto do Ensemble Darcos realizado no dia 18 de setembro, no Teatro-Cine, em que se interpretaram obras de A. Vivaldi, de E. Carrapatoso e de J. Brahms; o concerto integrado na “Mostra Espanha 2021”, levado a cabo pela Madrid Soloists Chamber Orquestra e pelo Ensemble Darcos, no dia 17 de outubro, no Teatro-Cine, em que foram interpretadas obras de A. Copland (esta com o contributo do clarinetista Sebastian Manz), de N. Côrte Real e de A. Schöenberg; e o concerto de lançamento do álbum Tremor, realizado no dia 20 de novembro, no Teatro-Cine, em que o Ensemble Darcos, acompanhado pela soprano Bárbara Barradas, interpretou os temas deste trabalho discográfico, os quais foram concebidos maioritariamente por Nuno Côrte-Real e Pedro Mexia.

De referir que, para além de em Torres Vedras e Alenquer, os espetáculos da “Temporada Darcos 2021” foram apresentados em outros locais do país (Bombarral, Lisboa, Caldas da Rainha, Alcobaça, Évora, Póvoa do Varzim, Estoril, Pombal, Sintra e Braga) e inclusivamente no estrangeiro (em Madrid).

A “Temporada Darcos” regressa em 2022 para a sua 15.ª edição.

Última atualização: 03.01.2022 - 12:04 horas