“Sopas de Pedra” abordaram este ano os moinhos

28.03.2011

Panorâmica da primeira ação deste ano das "Sopas de Pedra"

As “pedras” do Convento da Graça, em Torres Vedras, foram palco, mais uma vez, para a realização das Sopas de Pedra.

Na 5.ª edição destes jantares-colóquio dedicados ao património local - cuja ementa se baseia em sopas – as “pedras” abordadas foram os moinhos. Ana Maria Rodrigues (da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Pedro Gomes Barbosa (da mesma faculdade) e Carlos Guardado da Silva (responsável do Arquivo Municipal) abordaram, no âmbito da iniciativa, em três sexta-feiras à noite de março, respetivamente: Os moinhos medievais de Torres Vedras; A construção do moinho na Idade Média; e O Pão na Idade Média na região de Torres Vedras.

Na edição deste ano das Sopas de Pedra, que foram mais uma vez organizadas pela Câmara Municipal com a parceria da Escola de Serviços e Comércio do Oeste, contabilizaram-se 163 participações.

A temática dos moinhos continuará a ser abordada, em julho, no decorrer dos Chás de Pedra, que terão lugar na Azenha de Santa Cruz.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Publicado: 22.04.2013 - 18:28 horas