Simulacros assinalaram o Dia Internacional da Proteção Civil no concelho

09.03.2015

O alarme tocou pelas 10h30 do dia 3 de março no Jardim de Infância João de Deus, em Torres Vedras.

Ordeira e disciplinadamente as crianças foram saindo do recinto desse estabelecimento de ensino organizadas em filas de 25, tendo logo depois chegado os veículos de socorro da Associação dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras. Os respetivos elementos extinguiram o foco de incêndio existente na cozinha e resgataram o indivíduo ferido no sinistro. A Polícia de Segurança Pública também participou no exercício.

Tratou-se de um dos cinco simulacros realizados entre os dias 2 e 6 de março no concelho pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de forma a assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil.

Os outros tiveram lugar no Centro Educativo da Ventosa, na Escola de Serviços e Comércio do Oeste, na futura escola básica do 1.º ciclo e jardim de infância dos Campelos e no Hotel Dolce Campo Real.

De referir que o Serviço Municipal de Proteção Civil, em colaboração com a referida associação, tem vindo a realizar ao longo dos últimos meses várias ações de formação nos espaços onde decorreram os mencionados simulacros, no total de 19, que envolveram 429 pessoas. O principal objetivo dessas ações consiste em promover a execução dos procedimentos de evacuação e primeira intervenção por parte dos utentes afetos a cada espaço respetivo.

“A Proteção Civil e a Educação para o Risco” é o tema que a Autoridade Nacional de Proteção Civil escolheu este ano para o Dia Internacional da Proteção Civil, com o objetivo de destacar o papel fundamental e estruturante que o ambiente escolar tem na implementação de mecanismos que conduzirão a cidadãos melhor preparados, a sociedades mais resilientes e à minimização dos custos das catástrofes quer no âmbito humano, quer no âmbito económico e da perca de recursos.

Última atualização: 21.05.2020 - 14:03 horas