Sessão de lançamento de livro sobre as Linhas de Torres

21.10.2008

De forma a assinalar o 199.º aniversário da elaboração de um Memorando por parte de Arthur Wellesley (actualmente mais conhecido como Duque de Wellington) que seria enviado ao Tenente-Coronel Fletcher, ordenando que este fortificasse os pontos mais convenientes e defensáveis a norte de Lisboa, realizou-se, no dia 20 de Outubro, no Auditório Municipal, a sessão de lançamento do livro "As Linhas de Torres Vedras: Construção e Impactos Locais", da autoria de André Melícias.

Esta publicação constitui-se como um estudo fundamental para se compreender os diferentes projectos de construção das Linhas de Torres Vedras, bem como o pensamento estratégico-militar em que se baseou a edificação desse sistema de fortificações que foi determinante na defesa de Portugal face à terceira invasão napoleónica.

De referir que este livro – uma co-edição da câmara municipal e da livraria Livrododia - é o 12.º de uma colectânea denominada "Linhas de Torres" - um conjunto de publicações sobre o Município ou produzidas por autores torrienses que abordam temáticas diversificadas, mas que contêm um traço comum: o de contribuírem para o auto-conhecimento dos torrienses, para que estes compreendam melhor o seu passado e o seu presente, desbravando caminhos para o futuro…
Publicado: 22.04.2013 - 18:19 horas