Sessão de lançamento de Livro sobre a chegada do caminho de ferro a Torres Vedras

01.06.2007

A sessão de lançamento do livro “O Caminho de Ferro em Torres Vedras: impacto da sua chegada”, da autoria de Venerando Aspra de Matos, realizou-se no dia 24 de Maio, no Edifício dos Paços do Concelho.

Esta publicação, co-editada pela Câmara Municipal e a “Colibri”, integra-se na colectânea “Linhas de Torres Vedras”, tendo a sua apresentação, naquele dia, pretendido comemorar o 120.º aniversário do transporte ferroviário de passageiros entre Torres Vedras e Lisboa, iniciado regularmente a 24 de Maio de 1887.

De referir que a chegada do caminho de ferro a Torres Vedras influenciou vários aspectos da vida económica, social, política e cultural local, reflectindo-se também em termos urbanos. Este acontecimento colocou definitivamente a então vila na época contemporânea ou, como escreveu António Batalha Reis, fê-la entrar na "intimidade da Civilização actual", afirmando-a, igualmente, como o centro dominante de uma vasta e rica região agrícola.
Publicado: 22.04.2013 - 18:12 horas