Sessão de abertura do ano letivo sensibilizou docentes para a abordagem pedagógica ao filme “Linhas de Wellington”

14.09.2012

Momento da conversa com o elenco e produção de "Linhas de Wellington"

O filme Linhas de Wellington foi o tema que dominou este ano a sessão de abertura do ano letivo promovida pela Câmara Municipal.

Depois de no ano transato se ter realizado no Centro Educativo de Dois Portos, essa sessão teve lugar este ano, de novo, no Teatro-Cine, no dia 12 de setembro.

Nela estiveram presentes o produtor do referido filme, Paulo Branco, bem como vários atores do seu elenco, que abordaram o mesmo e proporcionaram aos presentes uma troca de experiências sobre a mencionada produção cinematográfica. De realçar que Linhas de Wellington está a ser introduzido nos programas curriculares nacionais do ensino secundário. A Câmara Municipal está também apostada em promover a sua exploração pedagógica junto de alunos do concelho de outros níveis de ensino, razão pela qual os docentes e assistentes operacionais presentes naquela sessão (também do ensino secundário mas essencialmente do 1.º ciclo do ensino básico e do ensino pré-escolar) tiveram ainda oportunidade de assistir a excertos do filme.

No decorrer da mesma o presidente da Câmara Municipal, Carlos Miguel, frisou o panorama de incerteza que se vive atualmente no país na área da educação (relacionado com aspetos como o financiamento para a construção de escolas e as atividades de enriquecimento curricular), tendo a vereadora da área da educação da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, assegurado que os projetos e outras iniciativas municipais na área da educação vão prosseguir, para além do Município avançar com o pagamento de 50% do passe dos alunos do concelho do 10.º ano de escolaridade, o projeto Empreender Criança e um ciclo de conferências destinadas ao público docente.

A sessão de abertura do ano letivo promovida pela Câmara Municipal terminou este ano com um workshop sobre otimismo levado a cabo pelo psicólogo Manuel Oliveira e uma intervenção do diretor-geral da educação, Fernando Reis.

Publicado: 22.04.2013 - 18:32 horas