Serviço pedagógico da Câmara Municipal está implementado com êxito

22.11.2011

O serviço pedagógico da Câmara Municipal tem tido uma recetividade bastante positiva, nomeadamente da parte da comunidade escolar.

A título de exemplo, no transato ano letivo registaram-se cerca de 28 mil participações neste serviço.

Nas atividades dinamizadas pelo serviço pedagógico do Museu Municipal Leonel Trindade contabilizaram-se 6.245 participações, sendo de realçar: 1.840 nas visitas à Azenha de Santa Cruz; 1.649 nas visitas ao museu; 1.421 na atividade com “maleta pedagógica” de sapateiro nas escolas; e 1.050 nas visitas orientadas ao centro histórico de Torres Vedras.

Nas atividades do serviço pedagógico da Galeria Municipal verificaram-se, por seu lado, 3.461 participações, salientando-se: 977 nas oficinas de expressão plástica sobre as sombras; 714 nas visitas-orientadas às exposições para alunos; 436 na Oficina da Lua Cheia; 355 nas visitas-orientadas às exposições para adultos e seniores; 315 na atividade Paços na Escola; 216 no curso de desenho para adultos; e 180 na oficina de expressão plástica para adultos.

Já nas atividades do serviço pedagógico da Biblioteca Municipal registaram-se 4.233 participações, sendo de relevar as 1.453 na Hora do Conto, as 435 no âmbito das sessões para alunos do projeto Histórias na Gaveta, as 406 em ateliês para alunos, as 354 nas sessões de cinema para a infância, as 334 nos encontros com escritores, as 261 no programa Ao Sabor dos Sábados e as 245 nas visitas-guiadas ao respetivo equipamento.

Nas atividades realizadas pelo projeto Fábrica das Histórias - Casa Jaime Umbelino (que se iniciaram, recorde-se, em janeiro) contabilizaram-se 1.268 participações (sendo de destacar as 579 relacionadas com visitas/oficinas em torno de instalações/exposições que têm estado na referida casa).

Por outro lado, no serviço pedagógico do Teatro-Cine contabilizaram-se cerca de 300 participações.

Também implementada no ano letivo 2010/11, a atividade A Proteção Civil vai à Escola, teve 505 participações de alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

Noutra área pedagógica, as atividades do Centro de Educação Ambiental tiveram 11.331 participações, sendo de realçar neste caso as 2.788 nas ações de sensibilização em escolas, as 2.121 nas sessões diárias no Centro de Apoio ao Empresário e as 1.310 nas visitas de estudo.

Ainda na mesma área temática, refira-se que nas atividades do Serviço Pedagógico da Água verificaram-se 815 participações.

De realçar que esta oferta pedagógica do Município é uma iniciativa voluntária do mesmo. Mais informações sobre este serviço podem ser

consultadas em: www.cm-tvedras.pt/programa-pedagogico.

Publicado: 22.04.2013 - 18:29 horas