07.03.2018

Serviço Municipal de Proteção Civil

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) tem como objetivos: prevenir os riscos coletivos e a ocorrência de acidente grave ou de catástrofe; atenuar os riscos coletivos e limitar os efeitos em caso de acidente grave ou catástrofe; socorrer e assistir as pessoas e outros seres vivos em perigo e proteger bens e valores culturais e ambientais nomeadamente os de elevado interesse público; e apoiar a reposição da normalidade da vida das pessoas em áreas afetadas por acidente grave ou catástrofe.

A atividade deste serviço passa pela elaboração do Plano Municipal de Emergência, planos prévios de intervenção, Plano Municipal de Segurança Rodoviária, Plano Municipal de Comunicações, bem como por promover a sensibilização dos munícipes em relação a temáticas da sua área de atuação, proceder ao licenciamento da utilização de uso de fogo e artefactos pirotécnicos, elaborar e difundir avisos e alertas, promover a manutenção e desobstrução de linhas de água, dinamizar o Projeto Praia Segura e monitorizar e sinalizar situações de perigo.

O SMPC foi alvo de uma restruturação em janeiro com a integração no mesmo do Gabinete Técnico Florestal (GTF) e da equipa de Sapadores Florestais.

Este gabinete tem como principal objetivo centralizar as atribuições da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, traduzidas nas ações de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI) ao nível municipal. Assim, mais especificamente os objetivos do Gabinete Técnico Florestal são: elaborar e atualizar o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios e Plano Operacional Municipal; propor projetos de investimento florestal na área da DFCI; promover a sensibilização dos munícipes sobre as temáticas relacionadas com a floresta; promover a criação de infraestruturas de defesa dos aglomerados populacionais adjacentes a áreas florestais; apoiar tecnicamente, em situações de incêndios florestais, todas as entidades com intervenção na ocorrência; coordenar a equipa de Sapadores Florestais; promover políticas e ações, em espaço público, de controlo e erradicação de agentes bióticos (pragas e doenças) e defesa contra agentes abióticos (fogos florestais e outras catástrofes).

Desde 2009, recorde-se, que o Município dispõe de uma equipa de Sapadores Florestais gerida pelo GTF. Esta equipa desenvolve um relevante conjunto de ações tais como: gestão de combustíveis e silvicultura preventiva; acompanhamento da realização de fogos controlados; ações de (re)arborização; abate e remoção de árvores caídas ou em risco de queda; ações de controlo e acompanhamento fitossanitário de povoamentos florestais; manutenção e beneficiação da rede viária; vigilância fixa e móvel dos espaços florestais; e primeira intervenção em incêndios florestais, apoio ao combate aos mesmos, rescaldo e vigilância após incêndio.

Fernando Barão – Comandante Operacional Municipal

Marta Rodrigues – Chefe da Divisão de Ambiente e Sustentabilidade

Filipa Araújo – Responsável do SMPC e GTF

André Miranda e Filipe Machado - Técnicos do SMPC