Semana comemorativa assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

18.12.2023

Dia da Deficiencia

A Câmara Municipal de Torres Vedras e a Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas (APECI) assinalaram o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com um conjunto de atividades que decorreram ao longo de uma semana comemorativa.

Entre os dias 27 de novembro e 7 de dezembro foram realizadas cinco sessões de sensibilização “Conversas Revelando a (D)Eficiência” na Escola Básica e Jardim de Infância Conquinha 1, Escola Básica de Torres Vedras e Escola Básica Carlos Bernardes, nas quais participaram mais de uma centena de alunos.

Nos dias 29 e 30 de novembro a APECI esteve presente no átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal com atividades abertas à população, como aulas de pintura e a mostra de produtos confecionados no âmbito dos cursos do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) e do Centro de Formação da APECI.

Foi também feita a divulgação do projeto “CuidadosaMente” que, numa parceria entre a associação e o Município, visa fazer o acompanhamento dos cuidadores informais de pessoas com deficiência, através de apoio psicológico; dinamização de sessões informativas sobre direitos e outras temáticas associadas; e promoção de momentos de convívio e lazer para as famílias.

O evento cultural da semana comemorativa reuniu mais de 300 visitantes ao Pavilhão Multiusos, na Expotorres, num convívio em que atuaram o grupo de música da APECI, Música Para Tod@s; os TorresBombos; o Grupo Baile Antigo, Dj Ricardo e fadistas convidados.

De referir que no dia 3 de dezembro, a convite do Município de Sobral de Monte Agraço, o Gabinete de Apoio à Deficiência Visual apresentou a peça “A Viagem” nessa localidade. Esta foi a terceira vez que a peça esteve em cena e a primeira fora do concelho de Torres Vedras.

Publicado: 18.12.2023 - 11:17 horas