“SantaCruz.365” promete um ano recheado de eventos no litoral de Torres Vedras

19.02.2020

A edição de 2020 do programa “SantaCruz.365” foi apresentada a 18 de fevereiro, na Pousada da Juventude de Santa Cruz. O programa, composto por um conjunto de eventos a realizar durante todo o ano no litoral do concelho de Torres Vedras, tem como objetivo dinamizar e promover a costa como destino turístico de excelência e potenciar a economia local.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, esclareceu que o “SantaCruz.365” visa combater a sazonalidade com “mais de 50 iniciativas, muitas delas prolongadas no tempo, e mais de 200 dias de atividades”.

A principal novidade para esta edição é a realização de três quinzenas gastronómicas centradas nos produtos do mar e no vinho local, envolvendo os restaurantes do litoral do Concelho. A primeira dedicada ao mexilhão realiza-se entre 4 e 19 de abril. Em junho, de 13 a 28, o carapau será a estrela nos restaurantes locais e em outubro, entre 16 e 31, é a vez da raia.

A nível desportivo são várias as provas nacionais e internacionais de desportos de ondas inseridas no programa. Já em abril, o Concelho acolhe o Pro Santa Cruz, entre os dias 6 e 11, e o Circuito Surf do Centro - 4ª etapa, nos dias 18 e 19. Em maio, o Circuito Nacional de Bodyboard também vai passar pela costa torriense e em julho, de 10 a 19, o Santa Cruz Ocean Spirit traz dezenas de atletas nacionais e internacionais até Santa Cruz. Destaque ainda para o Campeonato Internacional de Longboard (skate) que se realiza entre 2 e 4 de outubro.

Nos meses de junho a setembro, o programa “Onda de Verão”, inserido no “SantaCruz.365”, proporciona um conjunto de atividades diárias em áreas tão variadas como a dança, teatro, música e cinema. Reforçando, assim, a oferta cultural no período de maior procura.

O Festival Aéreo é outro dos pontos altos desta programação, reunindo todos os anos vários espectadores no Aeródromo Municipal de Santa Cruz. Em 2020, o evento realiza-se a 6 de setembro.

A programação do “SantaCruz.365” estende-se a todo o litoral do Concelho com eventos em várias localidades, nomeadamente a Feira Medieval da Foz do Sizandro, que decorre entre 31 de julho e 2 de agosto, o Marés Curtas, em Porto Novo, nos dias 1 e 2 de agosto, e o Presépio Vivo, em Assenta, no mês de dezembro.

O ano termina em festa com a Passagem de Ano em Santa Cruz, um evento que se tem vindo a afirmar como uma referência na região, atraindo milhares de pessoas.

Última atualização: 20.02.2020 - 11:35 horas