“Saloios” voltaram a “invadir” Santa Cruz em mais um 15 de agosto

17.08.2012

O vulgarmente designado pelos torrienses “Dia do Saloio” em Santa Cruz voltou a acontecer, como habitualmente, no dia 15 de agosto, com mais uma edição do cortejo etnográfico desta estância balnear.

Na iniciativa - que recria, recorde-se, uma antiga tradição das populações rurais do concelho que tinham por hábito, em outros tempos, ir à praia no Dia de Assunção de Nossa Senhora, o que era, para elas, um privilégio - participaram, como habitualmente, os ranchos folclóricos do concelho, elementos fundamentais para a preservação da memória e da identidade local, sendo de destacar na edição deste ano a presença de dois destes grupos recém-reativados: o Rancho Folclórico “Os Agricultores de Azenha Velha” e o Rancho Folclórico da Silveira.

Como já é costume, estes grupos etnográficos atuaram no Largo Jaime Batista da Costa, à exceção do Rancho Folclórico e Etnográfico “Flores do Oeste” (de A dos Cunhados) que levou a cabo, como tem sido hábito neste evento, um desfile com carroças, carros de bois e outros animais pelas ruas de Santa Cruz até à praia do Guincho, local onde habitualmente os “saloios” almoçavam, realizando durante o percurso algumas atuações. E foi nessa praia que mais uma vez aconteceu o almoço deste cortejo etnográfico, com os ranchos folclóricos a recriarem um costume de antigos tempos, no qual não faltou o arroz de coelho, o mexilhão ou o peixe seco e salgado.

Depois do merecido repasto, a iniciativa prosseguiu pela tarde com brincadeiras a lembrarem “tempos de outrora”…

O Cortejo Etnográfico de Santa Cruz foi organizado, como sempre, pela Câmara Municipal e integrou-se mais uma vez no programa Onda de verão.

Publicado: 22.04.2013 - 18:32 horas