Rota Histórica das Linhas de Torres publica livro infantil

11.03.2024

kit didático

A Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) publicou recentemente o livro Jean, John e João, da autoria de Ricardo Henriques e ilustração de André Letria. A publicação conta como as Linhas de Torres Vedras aproximaram as vidas de um francês, de um inglês e de um português, num rol de peripécias que decorrem durante a terceira invasão francesa a Portugal.

O livro foi entregue nos seguintes estabelecimentos de ensino: Escola Básica (EB) S. Gonçalo; EB Freiria; EB Padre Francisco Soares; EB Maxial; EB Padre Vítor Melícias e EB Gaspar Campello, passando a integrar o fundo bibliográfico das respetivas bibliotecas e completando, desta forma, o kit de materiais didáticos da RHLT sobre a temática das Linhas de Torres.

Destes materiais, dirigidos ao público infantojuvenil e à comunidade educativa, e produzidos com o apoio do Turismo de Portugal, fazem parte um booklet com fichas pedagógicas, curiosidades e propostas de atividades para alunos do 1º, 2º e 3º ciclos; um caderno de campo com desafios, para perceber no terreno o sistema defensivo das Linhas de Torres; e o jogo de tabuleiro “Napoleão Bonaparte: o princípio do fim”.

Para a integração e promoção dos referidos recursos nas escolas, a RHLT está a dinamizar, no presente ano letivo, um projeto piloto dirigido aos alunos do 6º ano de escolaridade, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares. Esta iniciativa pretende estreitar as relações entre as instituições públicas e educacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação e para o fortalecimento do vínculo entre as comunidades escolares e o património cultural.

A Rota Histórica das Linhas de Torres é um projeto dos 6 municípios em cujos territórios foi desenvolvido o sistema de defesa militar conhecido pelas Linhas de Torres Vedras. Esta rede intermunicipal tem como objetivo a preservação e promoção do património histórico, turístico e cultural que evoca as invasões francesas e destaca o papel das tropas militares portuguesas e inglesas na derrota de Napoleão.

Publicado: 11.03.2024 - 14:41 horas