Roda de conversa com mulheres torrienses assinalou o Dia Internacional da Mulher

roda de mulheres

No dia 9 de março, realizou-se na sede da associação Incluir + a “Roda de conversa com mulheres torrienses que marcam a atualidade”. Organizado por esta associação e pelo Museu Municipal Leonel Trindade, pretendeu-se com este evento assinalar o Dia Internacional da Mulher, convidando mulheres torrienses a participar de uma conversa informal e a partilhar a sua história.

Presente no encontro, Ana Umbelino, vereadora da Cultura e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, referiu que as identidades resultam de construções sociais, influenciadas por contextos culturais e historicamente situados. Por conseguinte, os museus têm também uma função social, devendo contribuir para responder às questões do presente enquanto guardiões dos testemunhos que permitem reconstituir a História.

Contribuíram para a conversa mulheres torrienses de várias áreas profissionais: Leonor Madeira (comerciante), Marisa Martins (fotógrafa), Olga Neves (artista), Natália Pona (médica), Odete Ferraz (empresária aposentada), Elisabete Constantino (empresária), Cecília Travanca (professora aposentada) e Rafaela Rosa (desportista).  Ana Gonçalves e Sofia Catarino (empresárias) deixaram um testemunho em vídeo por impossibilidade em estar presentes.

Nesta iniciativa foi apresentada uma maleta pedagógica desenvolvida no âmbito da 25ª edição do encontro de história “Turres Veteras”, sujeito ao tema “Mulheres”. A “Roda de conversa com mulheres” terá um segundo momento, no segundo trimestre de 2024, que se realizará no Museu Municipal Leonel Trindade.

Última atualização: 14.03.2024 - 15:09 horas