“Revolution Hope Imagination” passou de novo por Torres Vedras

02.10.2020

Estreitar a relação entre Arte e Negócios é o objetivo principal da “Revolution Hope Imagination”, iniciativa que passou, pelo segundo ano, pelo Concelho.

Em 2020 esta iniciativa do Arte Institute, que contou com a parceria da Câmara Municipal, percorreu 11 cidades de norte a sul de Portugal, entre os dias 18 e 25 de setembro, promovendo palestras, workshops e mostras, em que puderam participar profissionais da arte, representantes de empresas, agentes turísticos ou simplesmente curiosos e “amantes” da temática artística.

Este ano as atividades da “Revolution Hope Imagination” no Concelho concentraram-se em Torres Vedras, no dia 22 de setembro.

Dessas atividades saliente-se a “conversa com programadores”, realizada no Bang Venue, em que representantes de várias cidades abordaram o trabalho de programação cultural que têm realizado durante o período da pandemia, de forma a que esses “case studies” sejam utilizados como exemplos para o futuro. Participaram nesta ação: Sandra Nóbrega (do Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal), Paulo Pires (programador cultural de Loulé), José Pires (diretor-geral do Teatro José Lúcio da Silva, de Leiria), Cristina Fragoso (da Câmara Municipal de Alcobaça), João Garcia Miguel (diretor do Teatro-Cine) e Ana Umbelino (vereadora da Câmara Municipal).

No mesmo espaço, posteriormente, foram dados a conhecer projetos que desenvolveram plataformas ou ferramentas em tempo de pandemia para que os artistas pudessem continuar as suas atividades e ter acesso a remuneração. Foram preletores nesta ação: Ana Miranda (diretora do Arte Institute), Shilá Quadros Fernandes (Teia 19) e Carlos Moura-Carvalho (P´la Arte).

Ainda no Bang Venue, teve lugar, também no âmbito da “Revolution Hope Imagination”, uma sessão de show cases com artistas locais, tendo participado na mesma NBC, Árdis, Modo Vilão, Karyna Gomes e Ricardo Branco. Esses show cases foram, de resto, partilhados no dia seguinte na página de facebook da Antena3 (parceiro da “Revolution Hope Imagination”).

Ainda no âmbito da passagem da “Revolution Hope Imagination” este ano por Torres Vedras, de referir que realizou-se no Edifício dos Paços do Concelho uma palestra e workshop sobre “Arte e Business”, na qual se explicou “como construir projetos que tenham importância e relevância para uma empresa de forma a serem aceites pelas mesmas”, tendo esta ação sido orientada por Pedro Laranjeira (Caixa Geral de Depósitos) e Diana Sá Carneiro (Escola Ent´Artes, de Braga); no mesmo local teve lugar um workshop de Marketing Digital, orientado por André Tentugal (We Trust); e no espaço da Associação Estufa – Plataforma Cultural decorreu um workshop de dança ministrado por Virginia Lensi (American Ballet Theater).

De salientar que no conjunto das descritas ações estiveram presentes cerca de 60 agentes culturais locais, tendo desta forma se promovido o cruzamento de experiências e a troca de contactos entre os mesmos.

Última atualização: 06.10.2020 - 18:59 horas