Revolução republicana abordada pela Biblioteca Municipal

10.02.2011

Imagem do acontecimento teatral "A Bicicleta da República"

O centenário da implantação da República em Portugal foi abordado em várias iniciativas da Biblioteca Municipal.

Duas delas foram exposições que estiveram patentes neste equipamento: A 1.ª República em Torres Vedras, concebida pela Escola Secundária de Henriques Nogueira (10/1 a 7/2); e Letras e Cores, Ideias e Autores da República, da Direção Geral do Livro e das Bibliotecas, em que dez ilustradores tratam plasticamente dez temas representativos do contexto de Portugal no final do século XIX e início do século XX, a partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária dessa época (em outubro). Ainda outra atividade enquadrada na temática da referida efeméride foi um acontecimento teatral denominado Bicicleta da República, proporcionado por Vera Alvelos e Suzana Branco a 63 crianças na sala infantil da Biblioteca Municipal, em que se deu a conhecer diversos aspetos relacionados com aquela revolução e a 1.ª República (1, 2 e 4/10).

Outras atividades de relevo têm também sido levadas a cabo pela Biblioteca Municipal, sendo de realçar dessas: a participação na iniciativa Palavras Andarilhas - Estafeta de Contos, com a narração de histórias por parte de Goreti Meca, da Biblioteca Municipal de Alpiarça, perante 22 crianças do 1.º ciclo do ensino básico, na sala da Hora do Conto da Biblioteca Municipal (3/2) e a narração de outras histórias, por parte de Ana Gonçalves e Sara Rodrigues, da Biblioteca Municipal, na Escola Básica 2,3 Gaspar Campello (4/2); a continuação do projeto Histórias na Gaveta (cujas ações desenvolvem-se a partir da exploração do interior de um “móvel-contador”), na sala infantil da Biblioteca Municipal, com as temáticas Biodiversidade - Os Animais e As crianças, os direitos: manifesto de cidadania (desde outubro); um encontro com o escritor João Manuel Ribeiro, no Auditório Municipal, em que participaram 111 alunos do 1.º ciclo do ensino básico (27/1); e uma exposição da autoria da ilustradora torriense Tânia Clímaco, no setor infanto-juvenil da Biblioteca Municipal (em novembro).

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Publicado: 22.04.2013 - 18:28 horas