Resultados do projeto "Praia Segura" foram divulgados

17.09.2011

Momento de entrega do "Prémio Cidadania"

O projeto Praia Segura teve mais uma vez um balanço bastante positivo.

Recorde-se que este projeto implementado em 2009 consiste no patrulhamento da costa do concelho, com especial incidência nas praias não concessionadas, por dois nadadores-salvadores que utilizam uma viatura devidamente equipada, durante a época balnear.

Aquela primeira informação foi revelada na sessão de apresentação dos resultados daquele projeto relativos à época balnear deste ano, que se realizou no dia 15 de setembro, no Búzio Bar (em Santa Cruz). Ao todo, o projeto Praia Segura foi responsável por 22 intervenções em 2011, sendo de referir que a maioria das mesmas relacionaram-se com assistências de primeiros socorros.

Naquela sessão foi também atribuída a distinção referente a uma iniciativa criada o ano transato pela Câmara Municipal: o Prémio Cidadania. Este prémio visa distinguir uma ação ou comportamento que se traduza numa atitude de cidadania relevante no sentido da prevenção e socorro dirigidos aos utilizadores das praias do concelho. Na segunda edição deste prémio foram distinguidos os nadadores-salvadores do Praia Segura (Diogo Rolim e Nelson Batista) e o da Praia de Santa Rita – Sul (Tiago Marques), devido a uma intervenção de socorro que realizaram no dia 23 de agosto, perto deste ultimo local, mediante a qual salvaram dois cidadãos britânicos que se encontravam em colchões insufláveis e tinham sido afastados da costa por uma corrente.

Na referida sessão foram ainda entregues diplomas de agradecimento a nadadores-salvadores que estiveram em funções em praias do concelho durante a finda época balnear.

A Câmara Municipal agradece a todas as entidades que apoiaram em 2011 o projeto Praia Segura: Mitsubishi Motors, Vesauto, Instituto de Socorros a Náufragos, Intermarché da Silveira, Seguros Esteves, Seguros Fidelidade Mundial, Kontraproduções, Extincêndios, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Polícia Marítima, Guarda Nacional Republicana (posto de Santa Cruz) e concessionários de praias do concelho (Promar, Grão de Areia, Bar Portal, Navio Restaurante, Bar do Mar, Bar do Pisão, Bar da Física, Búzio Bar, Bronzear, Bar Formosa, Varandinha Bar, Clube Naval da Assenta e Foz Atlântico).

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Publicado: 22.04.2013 - 18:29 horas