Requalificação do Bairro Social da Boavista-Olheiros

01.05.2012

Requalificação do Bairro Social da Boavista-Olheiros

O Bairro Social da Boavista-Olheiros está a ser requalificado.

Integrado no programa “Mais Boavista”, essa intervenção inclui a reabilitação interior e exterior dos cinco blocos habitacionais pré-fabricados existentes nesse bairro (que acolhem 56 fogos), os quais foram construídos pelo Fundo de Fomento de Habitação em 1985, bem como das respetivas redes de eletricidade, esgotos e água.

Relacionado com este último capítulo refira-se que esses blocos vão contar a médio prazo com um sistema solar térmico para o aquecimento de águas sanitárias. A instalação desse sistema prende-se com a integração do Município na rede Ecos e a assinatura de um protocolo entre o mesmo e a Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e a empresa Natural Works, o qual prevê ainda a certificação energética das referidas frações de habitação.

De realçar que o caráter inovador da componente energética da reabilitação daquele bairro social foi inclusivamente a temática central da recente visita que o responsável da NASA Technology Evaluation for Environmental Risk Mitigation (TEERM) Principal Center, Alvin Sorkin, efetou ao concelho no âmbito da mencionada rede.

A área exterior dos blocos habitacionais também continuará a ser reabilitada, com a execução de um novo arranjo urbanístico (que incluirá um recinto desportivo descoberto, um parque infantil, um espaço para merendas, uma área de estadia e uma zona verde). De referir, a este propósito, que igualmente na área exterior do mencionado bairro já foi criada uma horta comunitária (ver mais informações sobre a mesma na área de notícias desta revista).

Refira-se, ainda, que para a execução da reabilitação dos blocos habitacionais do Bairro Social da Boavista-Olheiros a Câmara Municipal e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana estabeleceram um acordo de colaboração no âmbito do PROHABITA (Programa de Financiamento para Acesso à Habitação).

• Área de intervenção: 4.740 m2
  • Custo da reabilitação dos blocos habitacionais: 1.125.261€ (comparticipado em 477.247€ pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana)
  • Prazo: Final de 2013
Última atualização: 01.10.2019 - 12:16 horas