Rede Social de Torres Vedras distinguiu boas práticas

03.10.2011

A técnica da Associação de Solidariedade e Ação Social de Ponte do Rol a exibir o prémio obtido

Numa iniciativa inédita, a Rede Social de Torres Vedras (que é presidida pela Câmara Municipal) distinguiu projetos/respostas sociais (em áreas prioritárias definidas no Plano de Desenvolvimento Social de Torres Vedras), de entidades que a compõe por meio de um concurso.

O anúncio das distinções atribuídas no âmbito dessa iniciativa, designada Prémio de Boas Práticas 2011, aconteceu no dia 30 de setembro, no Hotel Campo Real Golf Resort & Spa.

Na categoria “Diversificar para Inovar” desse concurso o projeto vencedor foi o “(Com) Dignidade, perante uma Vida Diferenciada”, da Associação de Solidariedade e Ação Social de Ponte do Rol (um projeto de fisioterapia em cuidados paliativos no contexto domiciliário, junto de pessoas idosas em situação de dependência severa).

Já na categoria “Investir para Qualificar” da primeira edição do referido prémio de boas práticas venceu o projeto “Qualificar para Humanizar – Um apoio domiciliário inovador”, também da responsabilidade daquela associação (que se consubstancia na implementação de um manual de qualidade com vista à certificação da resposta de serviço de apoio domiciliário).

Por último, a categoria “Aprender em Parceria” daquele concurso teve como vencedor o projeto “Teleassistência da Cruz Vermelha Portuguesa”, da Associação de Solidariedade Social e de Socorros de Campelos (que consiste num serviço telefónico inovador de apoio permanente, concebido para dar resposta imediata em qualquer situação de urgência ou solidão).

Receberam menções honrosas no Prémio de Boas Práticas 2011 os projetos “Serviço de Apoio Domiciliário” do Centro Paroquial de Torres Vedras e “Centro de Acompanhamento de Dia Alargado” da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras.

De referir também que a cerimónia de entrega de distinções da iniciativa contou com uma intervenção do Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, sob a temática A solidariedade e as suas instituições no desenvolvimento local, para além de atuações musicais a cargo da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues.

O referido prémio bienal teve a parceria da Caixa Agrícola de Torres Vedras, da Joper, da Tomix e dos Transportes Paulo Duarte, para além do apoio do Campo Real Golf Resort & Spa.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Publicado: 22.04.2013 - 18:29 horas