Rede Social de Torres Vedras celebrou aniversário com “dia aberto”

11.10.2022

Fotografia do grupo de participantes no Open Day da Rede Social.

A promoção da saúde mental esteve no centro da terceira edição do Open Day (dia aberto) da Rede Social de Torres Vedras, que decorreu no passado dia 29 de setembro. A iniciativa voltou a realizar-se após dois anos de interrupção devido à pandemia e assinalou o 19.º aniversário da Rede Social, com um programa que envolveu 50 participantes e 35 entidades.

Durante a manhã, os participantes estiveram na Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas – APECI, onde assistiram à atuação do grupo Música Para Tod@s. Seguiu-se uma visita guiada e a apresentação das atividades e áreas de trabalho da entidade. A manhã terminou com a apresentação do projeto "CuidadosaMente", que presta apoio psicossocial ao cuidador informal da pessoa com deficiência e é financiado pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

O auditório do Edifício Paços do Concelho acolheu a sessão da tarde, em que foram apresentados sete projetos de promoção do bem-estar e da saúde mental promovidos por entidades da Rede Social:

• “Psicologia nas Escolas” da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães
  • Centro de Respostas Integradas (CRI) do Oeste
  • Centro de Apoio e Intervenção no Desenvolvimento Infantil – CAIDI
  • “Atitude Positiva” do ATV – Académico de Torres Vedras
  • Serviço Psicologia, Orientação e Apoio Social do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias
  • UDIJ - Unidade para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil
  • Serviço de Psicologia Clínica - Unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste

O programa do 3.º Open Day da Rede Social de Torres Vedras terminou com um apontamento cultural por parte de Linda Valadas, que envolveu todos os presentes.

O objetivo deste dia aberto passou por promover a articulação institucional com vista ao aprofundamento das relações, partilha de ideias, experiências, aprendizagens e estratégias através do conhecimento de projetos desenvolvidos no território da Rede Social.

A Rede Social de Torres Vedras assume-se como um espaço privilegiado de diálogo e atuação concertada na prevenção e resolução de problemas sociais locais, um fórum que reúne diversas entidades com o objetivo de reforçar o papel das redes de solidariedade locais e fomentar a consciência coletiva para a resolução de problemas sociais.

Publicado: 11.10.2022 - 11:12 horas