Rede de Bibliotecas de Torres Vedras conta agora com portal…

21.11.2016

O Portal da Rede de Bibliotecas de Torres Vedras foi apresentado no dia 18 de novembro, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

Na ocasião foi assinado um acordo de parceria entre o Município e os agrupamentos de escolas Henriques Nogueira, Madeira Torres, Padre Vítor Melícias e S. Gonçalo, com o intuito de se constituir um grupo de trabalho que desenvolva ações ao nível educativo e cultural e promova a organização e funcionamento daquela rede.

Recorde-se que a Rede de Bibliotecas de Torres Vedras foi criada no âmbito de um programa lançado em 1996 pelos ministérios da Cultura e da Educação, com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino.

A Rede de Bibliotecas de Torres Vedras define-se como uma estrutura de cooperação aberta à livre participação de todas as bibliotecas do concelho, visando uma gestão coordenada das aquisições, a compatibilização e a troca de informação bibliográfica, bem como a dinamização de empréstimos interbibliotecas.

Atualmente conta com 24 bibliotecas, sendo 5 de escolas do 1.º ciclo do ensino básico, 10 de escolas básicas do 1.º ciclo do ensino básico com jardim-de-infância, 2 de escolas básicas com jardim-de-infância e 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, 4 de escolas básicas com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e 2 de escolas secundárias com 3.º ciclo do ensino básico, bem como a Biblioteca Municipal de Torres Vedras.

O fundo documental desta rede é constituído por 173.252 documentos, estando 73 mil afetos à Biblioteca Municipal, 67.913 a bibliotecas escolares de estabelecimentos de ensino com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário e 32.339 a bibliotecas escolares com ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico.

São competências gerais da Rede de Bibliotecas de Torres Vedras: criar e dar continuidade à organização e gestão de projetos de intervenção e cooperação na área das bibliotecas; promover e estreitar a ligação entre agrupamentos de escolas, municípios e outros parceiros; promover partilhas de experiências entre os seus membros; constituir e manter o catálogo em linha das bibliotecas do concelho; servir de suporte à investigação, formação e difusão cultural; e fomentar o empréstimo interbibliotecas e a gestão de aquisições que visem a otimização de recursos.

De referir que naquela sessão de apresentação intervieram o presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, o representante da Rede de Bibliotecas Escolares, António Nogueira, e as responsáveis daquela rede, Goretti Cascalheira e Helena Brígida que fizeram uma apresentação da mesma bem como do mencionado portal.

Última atualização: 28.10.2019 - 18:45 horas