Recuperação ambiental está a ser realizada no “Pinhal do Karting”

18.01.2023

Imagem de plantação realizada

A propriedade municipal existente junto à localidade de Santa Cruz conhecida como “Pinhal do Karting” (que abrange uma área de 21 hectares) encontra-se a ser intervencionada no âmbito de um projeto de recuperação ambiental.

Nos últimos meses têm sido várias as ações realizadas para a concretização desse projeto, as quais têm envolvido voluntários da comunidade escolar e não só.

A mais recente aconteceu no passado dia 11 de janeiro, tendo a mesma partido da iniciativa conjunta de três entidades: EPSON (que doou 500 árvores para a ação), Quercus e Aspirante Geoparque do Oeste. 41 voluntários (entre elementos da EPSON e do Aspirante Geoparque do Oeste e alunos da Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal) participaram, durante o período da manhã, nessa ação, colaborando na plantação de cerca de 650 pinheiros bravos e 75 pinheiros mansos. A mesma prosseguiu à tarde com a execução do controlo de espécies invasoras, nomeadamente acácias e chorão das areias, o que foi efetuado também por alunos do referido estabelecimento de ensino.

Recorde-se que o “Pinhal do Karting” era um espaço ocupado por floresta de pinheiro bravo, a qual tinha uma função de proteção de território interior da orla costeira, de conservação de ecossistemas e de lazer. Toda a área dessa propriedade municipal foi sendo invadida por espécies exóticas invasoras, que foram ocupando o solo, uma situação que se agravou com a intempérie de 23 de dezembro de 2009, já que após a ocorrência da mesma apenas algumas pequenas manchas de pinhal, que atualmente apresentam baixo vigor vegetativo, sobreviveram no “Pinhal do Karting”.

Atualmente os serviços do Município encontram-se a executar um plano de intervenções nessa propriedade, o que passa, numa primeira fase, pela gestão de manutenção do arvoredo autóctone presente, pela remoção e pelo controlo de espécies exóticas invasoras lenhosas (principalmente da acácia), e pela rearborização com espécies autóctones, nomeadamente pinheiros mansos e pinheiros bravos (que são as espécies que melhor se adaptam às caraterísticas do terreno e do clima do local). Pretende-se, desta forma, restituir ao “Pinhal do Karting” um ecossistema autóctone e equilibrado, diminuir as condições para a ocorrência de incêndios no local, fomentar o combate às alterações climáticas, e, ainda, possibilitar a futura fruição e utilização desse espaço pela população.

Última atualização: 19.01.2023 - 10:52 horas