Recolha e reciclagem de óleos alimentares usados no concelho

27.02.2010

Cerca de 7 mil litros de óleos alimentares usados foram recolhidos nos 21 oleões existentes no concelho entre Novembro de 2008 e Dezembro de 2009.

Refira-se que aqueles resíduos recolhidos neste território são transformados em biodiesel que abastece veículos da frota municipal, sendo este um combustível considerado “amigo do ambiente”.

Recorde-se que a câmara municipal instalou oleões nas 20 freguesias do concelho (a localização dos mesmos pode ser consultada em: www.cm-tvedras.pt/viver/ambiente/limpeza-urbana/oleoes).

Apela-se aos munícipes que não coloquem nesses depósitos óleo mineral misturado com óleo vegetal, bem como o óleo em recipientes não fechados.

Os óleos alimentares usados depositados no lixo causam poluição e quando são lançados nos sistemas de drenagem de águas residuais provocam a obstrução dos filtros existentes nas estações de tratamento destas águas. Por isso, seja um eco-cidadão e coloque o seu óleo no oleão!

Publicado: 22.04.2013 - 18:25 horas