Realidade virtual permite reviver Carnaval de Torres Vedras

28.07.2023

Fotografia de um homem a utilizar os óculos de realidade virtual na exposição, com duas grandes fotografias de mascarados atrás de si.

“Carnaval em realidade virtual” é a nova experiência imersiva que integra a exposição permanente do Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras. Através de óculos de realidade virtual, os utilizadores podem experienciar vários momentos carnavalescos, como o Corso Escolar, a Chegada e Entronização dos Reis, os corsos diurnos e noturnos e o Enterro do Entrudo.

“Este terceiro núcleo [da exposição] coloca verdadeiramente o foco no visitante. E assinala uma dimensão fundamental do Carnaval: a dimensão experiencial e emocional” assinalou Ana Umbelino, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, durante a inauguração, que ocorreu esta segunda-feira, 27 de julho.

Uma “proposta inovadora” que resulta de uma ideia apresentada pela Comissão Consultiva criada no âmbito das Comemorações do Centenário do Carnaval de Torres Vedras. Na ocasião, Ana Umbelino destacou que esta comissão “é maioritariamente composta por elementos da sociedade civil, que representam as associações carnavalescas e outras organizações que vivem do voluntariado”.

A experiência leva o utilizador num itinerário por vários momentos marcantes, passando entre foliões, grupos de mascarados e carros alegóricos. As imagens que dão forma a esta experiência de realidade virtual foram captadas durante o Carnaval de Torres Vedras deste ano.

Última atualização: 28.07.2023 - 18:57 horas