"Jogo do Município 2012" debateu "Solidariedade entre gerações: como o promover?"

28.05.2012

Intervenção da vereadora Ana Umbelino no início da Assembleia Final do "Jogo do Município"

A Câmara Municipal proporcionou mais uma vez a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário e profissional do concelho uma experiência na área da política e da cidadania por meio da realização do Jogo do Município.

Recorde-se que esta iniciativa desenvolve-se durante o ano letivo em cada estabelecimento de ensino participante segundo uma estrutura que consiste numa simulação de um processo eleitoral: começa com a constituição de listas de alunos que apresentam propostas enquadradas na temática definida, as quais são votadas após a realização de uma campanha eleitoral; a partir dessas listas é criada, de forma proporcional aos resultados da votação, uma assembleia escolar, onde são discutidas as propostas escrutinadas; na ocasião é elaborada uma proposta única que será apresentada, posteriormente, na Assembleia Final do Jogo do Município que se realizou, este ano, no dia 25 de maio, no Edifício dos Paços do Concelho.

"Solidariedade entre gerações: como o promover?" foi este ano letivo o tema do Jogo do Município no qual participaram a Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares, a Escola Secundária com 3.º Ciclo de Madeira Torres, a Escola Secundária Henriques Nogueira, a Escola de Serviços e Comércio do Oeste e a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, tendo a proposta deste último estabelecimento de ensino sido a mais votada na Assembleia Final.

De referir que no âmbito da edição deste ano do evento, destinado aos alunos finalistas, foram realizadas quatro sessões de formação na área da Comunicação e Política e uma outra subordinada à mencionada temática, e proporcionou-se ainda a oportunidade de assistirem a um plenário da Assembleia da República.

O Jogo do Município 2012 chegará ao seu término com um fim de semana de convívio entre os dias 1 e 3 de junho, em Abrantes.

Publicado: 22.04.2013 - 18:31 horas