"Green Fest" conta com representação da Rede Ecos/Câmara Municipal

28.09.2012

Imagem do espaço da Rede Ecos/Câmara Municipal no "Greenfest"

A Câmara Municipal está representada, no âmbito da Rede Ecos, no Green Fest, que decorre de 26 a 30 de setembro, no Estoril.

No espaço destas entidades é dado a conhecer o projeto Eco Urbe de Santa Cruz, um projeto que pretende tornar esta estância balnear um campo experimental urbano à escala real e uma “montra” aberta de tecnologias de produção de energia a partir de fontes renováveis, bem como de novas soluções promotoras de sustentabilidade e eficiência energéticas.

As iniciativas que estruturam esta operação de experimentação/demonstração estão indissociavelmente ligadas ao futuro Pólo Tecnológico Integrado de Energias Renováveis de Torres Vedras, no qual serão desenvolvidas as soluções e fabricados os equipamentos a instalar experimentalmente na Eco Urbe de Santa Cruz. Assim, pretende-se criar o primeiro pólo turístico de “emissões zero”, o que passa pela instalação no mesmo de sinalética, mobiliário urbano e iluminação pública autossuficientes, digitais e interativos.

De referir que a Eco Urbe de Santa Cruz integra-se no programa estratégico da Rede ECOS.

Recorde-se que a Rede ECOS resulta de uma parceria estabelecida entre os municípios de Moura, Serpa, Beja, Silves, Torres Vedras, Óbidos e Peniche, à qual se associaram organismos públicos, universidades, centros de formação, associações empresariais, institutos de I&D e empresas. Tem como objetivo a criação de uma eco comunidade em rede centrada nos domínios da energia e construção sustentáveis, que potencie a acumulação de conhecimento e a criação de produtos, serviços e soluções inovadores e criativos, complementares entre si e replicáveis em diferentes locais, induzindo o desenvolvimento urbano, a emergência de novas funções económicas e a projecção internacional das cidades parceiras.

Publicado: 22.04.2013 - 18:32 horas