"Festa Sénior" acolheu Congresso de Envelhecimento Ativo

26.10.2012

“Dos Desafios à Prática” foi o mote para o Congresso de Envelhecimento Ativo realizado no dia 25 de outubro, no Edifício dos Paços do Concelho.

Nos quatro painéis apresentados na iniciativa foram abordadas as temáticas: “O Envelhecimento em Portugal”, “Boas Práticas nas Intervenções com Seniores”, “A religião e o envelhecimento” e “Otimismo e envelhecimento, que relação”.

Estes painéis contaram com preleções a cargo de oradores diversos, nomeadamente António da Fonseca (docente da Universidade Católica Portuguesa), Virgínia Melícias (diretora técnica do projeto Serena Idade), Ana Nunes (do Projeto Centro In Domo Nostra da Associação de Solidariedade Social Envelhecer com Prazer, de Setúbal), Alexandra Veiga de Araújo (coordenadora do projeto Chá das Quartas da Conferência de S. Vicente Paulo, de Vila Viçosa), D. Nuno Brás (Bispo Auxiliar de Lisboa) e Amério Batista (coordenador do projeto Mente Ativa).

De realçar que no decorrer deste congresso a técnica municipal Sílvia Silva apresentou os resultados do Diagnóstico Social da população idosa do concelho, um dos projetos previstos no Plano de Desenvolvimento Social de Torres Vedras (2010/2011).

Este I Congresso de Envelhecimento Ativo contou ainda com testemunhos pessoais, uma atuação do Coro da Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras e um momento de poesia apresentado por Teresa Sarzedas, tendo-se integrado na Festa Sénior 012.

Publicado: 22.04.2013 - 18:32 horas