"Fábrica das Histórias" desenvolveu um vasto conjunto de atividades durante o ano letivo

30.05.2012

Imagem da apresentação do projeto "Anotar os Dias"

O conto tradicional russo O Nabo Gigante foi o mote para um desafio de curtas-metragens lançado pela Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino a turmas do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, bem como a instituições que acolhem pessoas com necessidades educativas especiais.

A apresentação dos trabalhos elaborados no âmbito desta iniciativa, intitulada Aventuras de um Nabo Gigante, com a qual se pretendeu assinalar o Ano Internacional das Cooperativas, deu origem ao festival de curtas-metragens infantis Novas Aventuras de um Nabo Gigante, o qual aconteceu no dia 12 de maio, no Teatro-Cine (no âmbito de uma ação denominada Dia de Festa). A apresentação dessas curtas-metragens viria a ser repetida no dia 27 de maio, no Centro Pastoral de S. Sebastião, no Sobreiro Curvo.

De referir também que no Dia de Festa alunos da Escola Básica Integrada Padre Vítor Melícias apresentaram um teatro sobre o mencionado conto tradicional (resultado de um projeto da Fábrica das Histórias). Ainda nesse dia foram entregues na Casa Jaime Umbelino os prémios de um concurso fotográfico também promovido pela Fábrica das Histórias, intitulado Vida Imóvel - Fotografia de uma Natureza Morta. Eugénia Lopes foi a vencedora do mesmo, tendo ainda Gonçalo Bastos e Isabel Barra recebido menções honrosas.

Outra atividade promovida pela Fábrica das Histórias e apresentada recentemente foi o projeto Anotar os Dias – no dia 26 de maio, na Casa Jaime Umbelino, no âmbito da Festa das Histórias de Vida. O mesmo consiste na abordagem a histórias e experiências de vida de membros do Clube Sénior da Câmara Municipal, o que foi efetuado por meio de um filme.

Ainda outra iniciativa recente da Fábrica das Histórias foi um encontro de contadores realizado com base no projeto Histórias para Fazer ÓÓ (desenvolvido por esta entidade em parceria com o Banco Local de Voluntariado no intuito de formar e sensibilizar pais de Torres Vedras para a leitura de histórias infantis), que teve lugar no dia 28 de abril, também na Casa Jaime Umbelino.

Os resultados do desafio Aventuras de um Nabo Gigante e do projeto Anotar os Dias, bem como adereços do teatro apresentado no Dia de Festa, podem ser observados na Casa Jaime Umbelino, à semelhança do que acontece com trabalhos relativos a outras iniciativas da Fábrica das Histórias.

Mais informações sobre as atividades da Fábrica das Histórias podem ser consultadas no documento em anexo.

Publicado: 22.04.2013 - 18:31 horas