Torres Vedras

"Carnaval de Torres" venceu na (in) tolerância

25.02.2012

A folia voltou a invadir Torres Vedras com mais uma edição do Carnaval de Torres, que teve lugar este ano entre os dias 17 e 22 de fevereiro.


O Desporto foi em 2012 o tema do evento, que recebeu cerca de 350 mil pessoas, não apenas da região mas também, como já é hábito, de outras zonas do país, que criaram mais uma vez uma manifestação performativa singular.


A edição deste ano do Entrudo torriense foi marcada pela não concedência de tolerância de ponto na 3.ª feira de Carnaval pelo Governo, algo que não acontecia desde 1993. Por essa razão uma embaixada de foliões torrienses deslocou-se no dia 18 de fevereiro a Lisboa para manifestar o seu descontentamento ao primeiro-ministro por essa situação nada favorável para a economia local.


De referir também que a edição deste ano do Carnaval de Torres teve um orçamento mais baixo do que as dos anos anteriores.


Em relação ao concurso de grupos de mascarados, realizado na noite de Sábado, em que participaram cerca de 3 mil figurantes de 58 grupos, os prémios do público e dos grupos foram atribuídos ao “Ocean Saloiens”, ao passo que o prémio da Confraria do Carnaval de Torres coube às "Gimnovitaminadas".


Já no Baile Máscaras Tradição, que teve lugar na 2.ª Feira e contou com a presença de cerca de 1300 seniores dos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Cadaval, a vitória no respetivo concurso de grupos de mascarados foi atribuída ao “Peixe Graúdo da Linha” do Lar de S. José.


O Carnaval de Torres volta para o ano. Para matar saudades e dar largas à folia tem um Carnaval de verão, lá para julho, em Santa Cruz…


Mais informações sobre o Carnaval de Torres podem ser consultadas no seu site (acessível em: www.carnavaldetorres.com).

Publicado: 22.04.2013 - 18:30 horas
voltar ao topo ↑