Projeto municipal "Idosos Saudáveis e Ativos" foi distinguido em prémio nacional

18.12.2015

A Câmara Municipal recebeu uma menção honrosa no âmbito da 6.ª edição do Prémio Manuel António da Mota.

Recorde-se que este prémio, instituído pela fundação com o mesmo nome, constitui uma distinção, anual, que consagra instituições que se notabilizem na apresentação de iniciativas inovadoras que permitam dar resposta eficaz e eficiente a questões sociais prementes, de relevante interesse público, capazes de gerar impacto e de obter resultados que contribuam para o desenvolvimento sustentável do país e para a construção de uma sociedade mais justa, coesa e solidária.

Aquela menção honrosa prende-se com a dinamização pela Câmara Municipal do projeto ISA – Idosos Saudáveis e Ativos, o qual se enquadrou na categoria “Combate à Pobreza e Exclusão Social” da mencionada iniciativa, tendo sido o único finalista de uma autarquia na mesma.

De referir que este projeto consiste em duas vertentes:

- Prevenção Rodoviária: assenta na colaboração de pessoas reformadas, devidamente identificadas e formadas para o efeito, junto de passadeiras próximas de estabelecimentos de ensino com afluência de trânsito, com o objetivo de garantir o atravessamento dos alunos em segurança, nos períodos de maior fluxo de peões.

- Património: assenta na integração de pessoas reformadas em locais classificados como património histórico/religioso, no sentido de garantir o seu funcionamento regular e abertura ao público.

O júri da 6.ª edição do Prémio Manuel António da Mota foi composto por Lino Maia (presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade), Maria Joaquina Madeira (coordenadora nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações), Maria Manuela Eanes (presidente do conselho de curadores da Fundação Manuel António da Mota), Maria Manuela Mota (vogal do conselho de administração da Mota – Engil SGPS e presidente do conselho de administração da Fundação Manuel António da Mota) e Rosa Maria Mota (vogal do conselho de administração da Fundação Manuel António da Mota).

O anúncio das distinções atribuídas no âmbito da iniciativa teve lugar no decorrer da conferência “Portugal Inovador Social” que se realizou no dia 13 de dezembro, na Alfandega do Porto.

Reportagem da TSF sobre o projeto ISA

Última atualização: 12.03.2020 - 13:37 horas