Projeto “Idosos Saudáveis e Ativos – Património”

21.08.2023

Imagem da Igreja da Misericórdia de Torres Vedras

O projeto “Idosos Saudáveis e Ativos – Património” é promovido pela Câmara Municipal em parceria com um conjunto de entidades parceiras. Permite, desde 2005, a abertura ao público de monumentos religiosos que se encontravam normalmente encerrados, o que é assegurado por pessoas reformadas, com idade a partir de 55 anos, a residir no Concelho, e devidamente formadas para o efeito.

Graças ao compromisso de um alargado conjunto de seniores, estão regularmente abertas ao público, no âmbito do referido projeto: a Igreja de Santa Maria do Castelo, a Igreja de S. Pedro, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de Nossa Senhora da Graça, a Ermida de Nossa Senhora do Ameal, a Igreja de Santiago (Torres Vedras), a Igreja de Santa Maria Madalena (Turcifal), a capela de Santa Helena (Santa Cruz), a igreja do convento do Varatojo e a Ermida de Nossa Senhora da Purificação (Sirol). Expoentes de um património religioso singular que convidamos todos e todas a visitar.

Testemunhos:

“Este programa representa uma mais-valia para todas as partes envolvidas: os seniores, que vêm reforçada a sua rede social e participação cívica e melhoram a sua situação financeira; as paróquias, que passam a ter o seu património acessível; os visitantes, que passam a poder usufruir destes espaços; e o Município, que contribui para um concelho mais atrativo e que responde melhor aos interesses dos cidadãos. O número médio de visitantes às igrejas, que é de cerca de 63 mil/ano, demonstra também que esta é uma aposta ganha”.

Rute Silva (coordenadora técnica do programa “ISA Património”)

“Este projeto trouxe nos últimos três anos algo de muito positivo à minha vida. Sinto-me mais útil à sociedade e melhor comigo própria. Dá mais sentido à minha rotina. Gosto especialmente de comunicar com as pessoas que vão às igrejas, sinto que de alguma forma as posso ajudar e elas a mim”.

Maria Georgina Pereira (voluntária na Igreja da Misericórdia)

“Antes de participar passava muito tempo em casa sem ter nada para fazer. Fazer parte desta equipa “obriga-me” a sair de casa, a cuidar de mim, a pesquisar e a voltar a estudar para poder desempenhar as minhas funções o melhor possível. É um trabalho de grande responsabilidade do qual me orgulho”.

Maria Noémia Catarino (voluntária na Igreja de São Pedro)

“O programa ISA tem sido de uma grandeza enorme para mim, em termos de ocupação do tempo, de melhoria da minha autoestima e pelo contato que tenho com as pessoas que visitam património religioso. Sinto-me bem a colaborar com o projeto”.

José Alberto Cruz (voluntário na capela de Santa Helena)

“Acho importante o projeto. Quando passo pelas igrejas gosto de entrar e rezar. Há muita gente que não frequentando as eucaristias ao fim de semana, gosta, durante os dias de semana, de entrar numa igreja e recolher-se em oração. Na minha opinião deve ser dada continuidade ao projeto”.

Celina Vilela (residente em Torres Vedras)

Última atualização: 21.08.2023 - 22:21 horas