Torres Vedras

Projeto destinado a munícipes com diabetes está a ser implementado

25.07.2018

Desde setembro e até junho foi dinamizado o "Diabetes em Movimento", um programa comunitário de exercício direcionado para pessoas com diabetes tipo 2, desenvolvido e coordenado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Em Torres Vedras foi estabelecida uma parceria entre a UTAD, a Câmara Municipal e o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul, de forma a proporcionar este programa à população do concelho.

Ao longo dos nove meses do programa em Torres Vedras, os mais de 20 utentes que usufruíram do mesmo participaram em três sessões de exercício semanais especialmente preparadas para potenciar os benefícios da prática de atividade física. A componente de educação para a saúde foi facultada por uma enfermeira do ACES Oeste Sul, de forma a dotar os utentes de conhecimentos sobre estilos de vida saudáveis e estratégias para o controlo da doença.

De referir que segundo os utentes torrienses deste programa, a sua qualidade de vida melhorou de forma significativa, a nível clínico e social, pelos benefícios inerentes à prática supervisionada de exercício físico, pelo acompanhamento permanente da enfermeira e pelo convívio proporcionado nas sessões.  

A próxima edição do "Diabetes em Movimento" no concelho decorrerá a partir de outubro, com base na USF (Unidade de Saúde Familiar) de Santa Cruz. Os interessados em participar na mesma deverão contactar o seu médico de família para obter mais informações.