Torres Vedras

Projeto de voluntariado ambiental vai avançar no concelho

23.01.2018

O executivo municipal aprovou na sua sessão ordinária realizada hoje, dia 23 de janeiro, nas instalações da Associação de Socorros de A dos Cunhados, um protocolo de parceria para a implementação do projeto Life Volunteer Escapes.

A celebrar com a Montis – Associação de Conservação da Natureza, este protocolo tem como objetivo desenvolver um projeto de capacitação de jovens com idades entre os 18 e os 30 anos, que não estejam a estudar, nem a trabalhar, para a realização de trabalho prático voluntário de gestão da Rede Natura 2000, enquadrado no recém-criado Corpo Europeu de Solidariedade.

O projeto tem uma duração prevista de 3 anos, com início em 2018 e término no final de 2020, pressupondo-se que os voluntários usufruam do mesmo sempre em períodos maiores que dois meses e até um ano.

Terão um programa de trabalho e acompanhamento por meio do qual irão dar resposta a necessidades de conservação da natureza existentes bem como contribuir para a dinamização de atividades de voluntariado com outros públicos.

147.545 euros será a contribuição do Município para este projeto que foi candidatado ao programa LIFE da União Europeia e conta com um financiamento da Comissão Europeia de 1.139.115 euros, envolvendo um orçamento total de 1.751. 902 euros. Tem também como parceiros a BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, a APA - Agência Portuguesa do Ambiente, a MARCA – Associação de Desenvolvimento Local, a SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, a Plantar uma Árvore, a Play Solutions e a Rota Vicentina.