Projeto de Robótica “Crescer em Ação” é um sucesso!

18.05.2018

O projeto "Crescer em Ação" tem vindo a ser desenvolvido com um amplo sucesso!

Trata-se de um projeto levado a cabo por alunos do 4.º ano de escolaridade do Centro Educativo da Ventosa no âmbito da sua atividade de enriquecimento curricular de Iniciação à Programação e Robótica.

Este projeto consiste, segundo se pode ler no respetivo sítio eletrónico, “na construção de hardware e software específico, que funcione como instrumento interativo de aprendizagem das áreas STEM - Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática - e também como forma de estimular e interagir com crianças com necessidades educativas especiais. Com base no tema proposto, os alunos envolvidos no projeto, desenvolveram pequenos brinquedos/robôs em forma de carros/bonecos, que associados a determinadas tarefas, permitem criar atividades pedagógicas, com forte caráter lúdico, possibilitando uma grande variedade de situações de aprendizagem. O funcionamento simples dos brinquedos/robôs, bem como a possibilidade de alterar os jogos associados, permite que as crianças nas diversas atividades pedagógicas, trabalhem de forma mais autónoma, desenvolvendo deste modo, mais uma estratégia de aprendizagem. Os brinquedos/robôs desenvolvidos, assim como a caixa de material de apoio e o "Livro de Atividades", permitem que a criança ao mesmo tempo que se diverte, desenvolva o conhecimento, a interação, a autonomia, a solidariedade, a participação e integração social, colocando desta forma a ciência na escola ao serviço da humanização”.

De referir que este projeto foi recentemente premiado no Campeonato Nacional de Robótica, que se realizou no final de abril no Parque Regional de Exposições, e é candidato ao prémio da Fundação Ilídio Pinho - "Ciência na Escola" -, depois de o ter vencido no ano transato. Conta com a parceria de várias entidades, entre as quais a ANPRI – Associação Nacional de Professores de Informática.

Refira-se também que este ano letivo a mencionada atividade municipal de enriquecimento curricular foi alargada a todas as escolas do Agrupamento de Escolas S. Gonçalo, abrangendo os alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade do mesmo, no total 623, sendo proporcionada pela Câmara Municipal em parceria com o Clube de Robótica deste agrupamento.

Última atualização: 21.05.2018 - 16:45 horas