Projeto de Língua Gestual proposto na Assembleia Municipal Jovem está a ser concretizado

28.02.2024

Imagem de elementos envolvidos no projeto

Como resultado da realização da Assembleia Municipal Jovem, está a ser implementado pela Escola Secundária Madeira Torres um projeto de Língua Gestual designado “Mãos que dizem, Dedos que falam”.

É objetivo deste projeto promover o ensino e a aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa (LGP), possibilitando a docentes e alunos do 1.º ciclo do ensino básico e a docentes de Educação Inclusiva do Agrupamento de Escolas Madeira Torres a aprendizagem de noções básicas de LGP, sendo que, simultaneamente, aumenta-se a oferta formativa deste agrupamento de escolas através da implementação de uma atividade de enriquecimento curricular de LGP no mesmo.

“Mãos que dizem, Dedos que falam” concretiza-se por meio de ações de formação acreditadas no domínio do ensino e aprendizagem de LGP para docentes de 1.º ciclo do ensino básico e de Educação Especial, da realização de workshops, da aquisição de material didático e da elaboração de material de divulgação e sensibilização.

Pretende-se com o projeto promover a sensibilização da comunidade educativa local para a valorização da LGP e a consciencialização para a surdez e importância da comunicação inclusiva.

De recordar que a implementação da Assembleia Municipal Jovem decorreu nos anos de 2020 e 2021, destinada aos alunos do ensino secundário de escolas do Concelho, tendo envolvido cinco estabelecimentos de ensino: Escola Secundária Madeira Torres, Escola Secundária Henriques Nogueira, Escola de Serviços e Comércio do Oeste, Escola Internacional de Torres Vedras e Externato de Penafirme. É objetivo da iniciativa, relembre-se, sensibilizar os jovens envolvidos na mesma para as questões do Poder Local, capacitando-os para um contributo ativo na resolução de problemas existentes na comunidade. Na Assembleia Municipal Jovem cada estabelecimento de ensino participante é representado por um grupo de alunos eleitos, a quem cabe defender a sua proposta. Apesar de inicialmente ter estado previsto, no âmbito da Assembleia Municipal Jovem, a concretização apenas da proposta vencedora, decidiu-se, tendo em conta a pertinência das propostas apresentadas, destinar-se verba à concretização de todas. “Mãos que dizem, Dedos que falam” foi uma das propostas que resultou da realização da Assembleia Municipal Jovem, tendo a vencedora da mesma sido, recorde-se, a “Gerações” (da Escola de Serviços e Comércio do Oeste).

Última atualização: 01.03.2024 - 11:21 horas