Projeto de hortas pedagógicas implementado em 13 escolas do Concelho

12.07.2019

Fotografia de uma aluna a plantar uma alface na mini-horta instalada na EB de Sobreiro Curvo

Durante o ano letivo de 2018/2019 foi dinamizado, pela Câmara Municipal de Torres Vedras, o projeto “Mini-Hortas na Escola”. Este projeto consistiu na disponibilização e instalação de pequenos contentores de madeira, compartimentados e com substrato vegetal, para a implementação de hortas pedagógicas nos estabelecimentos de ensino inscritos.

A iniciativa contou com a participação de 337 alunos de 13 escolas de 1.º ciclo do ensino básico: Escola Básica - EB de Sobreiro Curvo, Escola Básica Integrada Padre Francisco Soares, a comunidade de aprendizagem Farol, EB de Dois Portos, EB de Runa, EB de Póvoa de Penafirme, EB de Serra da Vila, EB de São Pedro da Cadeira, EB do Barro, EB Padre Vítor Melícias, EB de Chãos, EB de Boavista e EB de São Domingos de Carmões.

Permitir às crianças um contacto direto com a natureza, promover os conhecimentos práticos de horticultura e estimular uma aprendizagem ativa e uma melhor consciência ecológica, são os principais objetivos do “Mini-Hortas na Escola”.

As turmas inscritas desenvolveram atividades curriculares que foram enriquecidas pelo projeto e realizaram atividades complementares, como trabalhos plásticos, visitas de estudo, venda de produtos hortícolas e oficinas de alimentação saudável. Muitas das escolas participantes conseguiram, através projeto e das atividades dinamizadas, envolver a comunidade escolar e estabelecer parcerias com as empresas e o comércio local.

No fim do ano letivo, a turma da comunidade de aprendizagem Farol foi selecionada para visitar a Quinta Pedagógica dos Olivais pelo trabalho desenvolvido, no âmbito deste projeto.

Última atualização: 12.07.2019 - 14:46 horas