Projeto "Comenius Regio" chegou ao fim

19.07.2013

Demonstrar que a criatividade e o humor podem ser fatores importantes no desenvolvimento de competências em contexto educativo foi o principal objetivo de um projeto ibérico levado a cabo de há dois anos a esta parte no âmbito do projeto Comenius Regio.

Coordenado cientificamente pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Múrcia, envolveu também a Região Autónoma de Múrcia, o Centro de Formação de Professores de Múrcia, várias escolas dessa região espanhola, o Agrupamento de Escolas do Maxial, o Clube Artístico e Comercial e a Câmara Municipal.

No dia 17 de julho teve lugar no auditório do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal a conferência final do projeto. Tratou-se de um momento de partilha de experiências, no decorrer do qual proferiram comunicações Maria Luísa Iglesias (da Região Autónoma de Múrcia), Handerson Aguiar Engrácio (da Escola Superior de Educação da Guarda) e Gonçalo Bernardino (do Agrupamento de Escolas do Maxial), intituladas, respetivamente, “Como nasce e se desenvolve o projeto”, “O Humor na Educação” e “Implicações Pedagógicas”. Cecília Ruiz Estéban (da Universidade de Múrcia) apresentou ainda na ocasião as conclusões da investigação realizada no âmbito do projeto.

De salientar que o mesmo revelou-se  de elevado interesse para a prática pedagógica em todas as áreas curriculares envolvidas, sendo o seu balanço final bastante positivo.

A breve prazo será elaborada uma publicação que o dará a conhecer.

Última atualização: 16.09.2013 - 20:21 horas